31 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - História da Nossa Vida - 29 de março

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10
Escrevemos mais uma página da história das nossas vidas a cada dia que vivemos e fazemos novas escolhas. Talvez o que tenha sido escrito até o dia de hoje, não nos agrade muito e começamos a perceber que permitimos ou até mesmo entregamos a caneta para que outra pessoa escrevesse algumas páginas no livro da nossa vida, e que agora precisamos pegá-la de volta para recomeçarmos a escrever do ponto em que paramos. Nos damos conta então, que cometemos um engano, que deixamos que o outro escolhesse por nós; decidisse por nós ou ainda nos influenciasse a ponto de termos feito aquilo que não gostaríamos de ter feito, ou ainda, deixado de fazer aquilo que gostaríamos de ter feito. Mas, pela bondade de Deus estamos vivos e podemos começar a escrever uma outra parte da história da nossa vida, que tenha mais a nossa cara, o nosso jeito, a nossa verdade e não a do outro, seja ele quem for. Isso faz com que surja dentro de nós uma fonte de alegria vinda da certeza de que Deus está do nosso lado, torcendo por nós, nos ajudando, nos inspirando a começar a escrever uma parte da nossa história mais iluminada, mais alegre, mais próxima dos sonhos que Ele tem para nós. Tenha a coragem de ser de fato quem você é, vivendo os dons e talentos que Deus lhe deu, sem se preocupar tanto em agradar os outros e sim em agradar a Deus.

Reflexão Dirigida:
1) Comece hoje a escrever um novo capítulo no livro da sua vida.
2) Não deixe de fazer aquilo de que gosta por causa do outro.

3) Preocupe-se em agradar a Deus e não aos homens.

REDE DE LUZ 2009 - 28 de março


“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.” Isaías 43:18

A sabedoria nos aconselha a manter do passado as lembranças de bons momentos vividos; de vitórias conquistadas; de lugares agradáveis; de pessoas significativas que caminharam conosco durante um tempo, tornando nossa jornada mais rica; de desafios vencidos, enfim, recordações que nos façam bem e nos encorajem a seguir em frente. Entretanto o nosso passado também é formado por momentos de dores, decepções, perdas e sofrimentos, e nos cabe escolher o que manter em nosso interior. Muitos permitem que fatos do passado que causaram muita dor continuem lhes fazendo mal no presente, à medida que os alimenta com pensamentos, os mantendo vivos dentro de si. Ao contrário dos que alguns imaginam, o tempo por si só não apaga lembranças amargas e nem cura feridas emocionais. É preciso uma postura determinada e ativa para se libertar do peso do sofrimento do passado, que normalmente torna-se um entulho emocional no jardim do nosso coração. Cuidar de nós mesmos com todo o carinho que merecemos, abrir as janelas da nossa casa interior, jogar coisas fora e deixar o sol da esperança entrar é um gesto de amor por nós mesmos. Torne sua casa interior um refúgio de paz, onde você possa se refazer e ouvir a voz de Deus. Amar a si mesmo e se cuidar é estar reconhecendo a verdadeira importância que você tem. Você é importante, cuide-se!


Reflexão dirigida:

1) A decisão e responsabilidade de cuidar de você mesmo, é sua.

2) Quanto peso emocional excessivo você está carregando?

3) Jogue entulho emocional fora hoje e viva mais leve.

30 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - A História da Borboleta - 27 de março

“Eu o Senhor, ao seu tempo o farei prontamente.” Isaías 60:22
Uma criança, reparou num casulo preso a uma árvore, de onde uma borboleta preparava-se para sair. Esperou algum tempo, mas, como estava demorando muito, resolveu acelerar o processo. Começou então a esquentar o casulo com seu hálito. A borboleta terminou saindo, mas suas asas ainda não estavam completamente formadas, as asas permaneciam presas, e a borboleta terminou por morrer passado algum tempo. Anos depois quando já se tornara um adulto escreveu um livro em que comenta esse fato da sua infância: “Era necessária uma paciente maturação feita pelo sol, e eu não soube esperar. O que aconteceu naquele dia, foi o que me fez entender que é preciso paciência, aguardar a hora certa e seguir com confiança o ritmo que Deus escolheu para nossa vida.” Quantos de nós, não agimos da mesma forma? Intervimos frequentemente para acelerar o processo tanto de situações, como em nossas relações pessoais, e com isso estragamos tudo? A construção de relacionamentos sólidos e saudáveis; de amizades confiáveis e de sucesso profissional demandam tempo. Não adianta querermos ir contra as leis naturais da vida fazendo tudo de forma apressada, pois pular fases normalmente gera frustração e decepção.

Reflexão Dirigida:

1) Você sabe esperar o tempo certo para as coisas acontecerem?
2) Peça a Deus paciência.

3) Tudo o que vale a pena demanda tempo para ser construído.

REDE DE LUZ 2009 - Confiança em Deus - 26 de março



“Bem aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança.” Salmo 40:4

Numa região montanhosa fora construída uma via férrea para transporte de minérios e passageiros. Perfurar cada montanha e fazer túneis era impossível, assim as curvas não puderam ser evitadas, fazendo com que o trem precisasse contornar as montanhas. Num final de semana prolongado, um trem cheio de passageiros, seguia por aquela estrada. À medida que se aproximava dos trechos mais perigosos, a conversava cessava, e os passageiros ficavam, tensos e preocupados. Todavia, indiferente e despreocupada uma garotinha de seis anos, continuava brincando sem se abalar. Então um homem lhe perguntou: - “Você não está com medo dessas curvas tão perigosas? Não viu como o trem está em alta velocidade e que se ele virar todos poderemos morrer?” Com um sorriso largo e confiante, a menina respondeu com segurança: - “Não, não tenho o menor medo porque meu pai é o maquinista”. Será que possuimos uma confiaça como essa em Deus? Sem dúvida, essa é a melhor atitude que podemos ter diante de situações de perigo: depositar nossa confiança em Deus, nosso Pai Celestial, pois é Ele que está no comando de nossas vidas.

Reflexão Dirigida:
1) Você vê em Deus, um Pai em quem pode confiar?

2) Mesmo quando tudo parece sem solução, Deus está agindo no invisível a seu favor.

3) Quando você menos esperar a poderosa mão de Deus irá lhe sustentar.

28 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Maldição Familiar - 25 de março


“De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele.” 1 Coríntios 12:26

Eu pesquiso sobre questões de maldições familiares advindas de herança espiritual de nossos antepassados, desde que minha irmã me alertou sobre isso há alguns anos atrás. Numa leitura recente do livro “Heranças do Passado” de Alcione Hemerich, prefaciado por Russel Shedd, encontrei uma lista esclarecedora de sintomas contemporâneos observados nas famílias relativos a maldições hereditárias, citados pela Dra. Neuza Itioka. Pessoalmente pude constatar concretamente a eficácia da oração de quebra de maldição familiar em março de 2008. Eu sofria há mais de 20 anos com uma questão de saúde que me causava muito desconforto, e apesar do grande número de médicos e medicação com que tratei a enfermidade, nada consegui. Até que após um período de oração pela árvore genealógica e uma oração específica feita sobre a vida da minha mãe e da minha irmã, eu obtive a cura instantânea. Havia algo espiritual na vida da minha mãe, que recaiu sobre a vida da minha irmã enquanto primogênita, e consequentemente sobre a minha e que, somente através da oração de quebra de maldição hereditária é que pode ser removido e eu ser curada.
Reflexão Dirigida:
1) Algo na história de sua família lhe parece intrigante?
2) Há algum comportamento familiar que se repete em sua família?
3) Toda a cura que houver na árvore genealógica da sua família beneficiará todos seus descendentes.

27 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 24 de março

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” 1 João 4:8
“Na verdade nada está sob controle... existem sentimentos dentro de mim, que estão me torturando e me mantendo presa ao passado, independente da minha vontade, pois eu não quero pensar nele...mas penso; não quero me lembrar dos bons momentos...mas lembro; não quero mais amá-lo...mas continuo amando...Por que? Por que não consigo esquecer? Por que não o odeio por ter me machucado tanto? Sinto vergonha de me sentir dessa forma, gostaria que o meu coração respeitasse a minha vontade... mas ele não respeita. Me sinto vencida por um sentimento que é maior do que eu.” Após dizer isso, a jovem caiu em um pranto convulsivo.
O velho sábio então, estendeu-lhe a mão e disse: “O amor nunca deve ser motivo de vergonha, pois ele é divino, é a energia que move o mundo e que faz com que a vida valha a pena. Amar é correr riscos, pois nunca sabemos aonde o amor poderá nos levar, e você teve a coragem de se arriscar. Mas, agora seu coração está partido, e a cura para um coração partido é aquele remédio universal: o tempo. Tenha paciência consigo mesma e peça socorro à Deus e viva um dia de cada vez; uma hora de cada vez; um momento de cada vez, pois quando menos esperar perceberá que sua ferida estará começando a cicatrizar.”

Reflexão dirigida:
1) Que o seu coração ferido não se torne um coração fechado.
2) Compartilhe sua dor com Jesus Cristo e seja consolado.
3) Tenha compaixão. Muitos à sua volta estão sofrendo com feridas invisíveis.

25 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Conquistando Maturidade - 23 de março

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino e pensava como menino. Agora que sou adulto, parei de agir como menino.” 1 Coríntios 13:11


Foi estudando o programa dos 12 passos de “Alcoólicos Anônimos”, que aprendi a oração da serenidade, que embora simples é de grande profundidade: “Deus, conceda-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso e a sabedoria para distinguir uma da outra.” Quantas vezes queremos mudar aquilo que não podemos, perdendo a oportunidade de mudar aquilo que podemos. Precisamos de fato sabedoria, para pararmos de jogar fora nosso tempo, tentando mudar o “outro”, quando na verdade o outro só mudará a medida que nós mudarmos. Precisamos de coragem, para crescer emocionalmente. Seremos mais respeitados quando demonstrarmos às pessoas à nossa volta, que temos amadurecido e nos modificado com o passar do tempo. Quem insiste em permanecer com os mesmos pensamentos, conceitos e comportamento da adolescência, se torna uma pessoa difícil de se conviver pela sua imaturidade emocional. Não adianta somente os anos passarem em nossas vidas, com eles precisamos nos desenvolver e crescer como ser humano. Que Deus nos auxilie, a nos tornar um ser humano melhor, mais maduro e mais sábio, enfim, uma pessoa mais agradável de se conviver.
Reflexão Dirigida:
1) Quais as coisas que precisam mudar em sua vida, e só dependem de você?
2) Ao fazermos tudo sempre igual obteremos resultados sempre iguais.
3) Saia da mesmice, faça algo diferente que torne sua luz mais brilhante.

24 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 22 de março

“Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.” João 6:14
Quase cinco mil pessoas estavam seguindo Jesus naquele dia, pois haviam visto os milagres que Jesus tinha feito, curando os doentes. Ao ver a multidão que havia no lugar, Jesus embora sabendo o que iria fazer, perguntou a um de seus discípulos, como fariam para alimentar tantas pessoas. Enquanto o discípulo concluía após fazer alguns cálculos o quanto de dinheiro precisariam, um outro discípulo apresentou-lhe um menino que mostrava ter cinco pães e dois peixinhos. Jesus então pegou os pães e os peixes deu graças a Deus e os repartiu com todos. Após alimentar quase cinco mil pessoas, ainda encheu doze cestos com o que sobrou dos cinco pães. Esse é o maravilhoso milagre da “Multiplicação dos Pães”. Hoje Jesus continua fazendo milagres de multiplicação entre nós, você acredita nisso? Talvez a sua vida esteja necessitando de mais amor, mais alegria, ou algo especial que só você e Jesus é que sabem. Não hesite em pedir a Ele o milagre da multiplicação para sua vida, na área que precisar, pois com certeza se for o melhor para você e para todos os envolvidos, no momento certo ele acontecerá em sua vida.
Reflexão dirigida:
1) Não desista cinco minutos antes do milagre acontecer.
2) Não espere que tudo caia do céu, faça a sua parte na terra.
3) As coisas não acontecem quando a gente quer e sim quando devem acontecer.

REDE DE LUZ 2009 - Porcos Na Sala - 21 de março


“E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.” Lucas 10: 17

O livro “Porcos na Sala” de Frank e Ida Mãe Hammond menciona que por 25 vezes no Novo Testamento da Bíblia (Novo Testamento - após o nascimento de Jesus Cristo e Antigo Testamento – antes do nascimento de Jesus) os espíritos do mal são chamados “espíritos imundos”, pois aonde eles chegam trazem sujeira espiritual que se manifestam através de contendas, ódio, enfermidades, homicídios, prejuízos, violência, danos e destruição. Existem vários recursos que podemos utilizar para mantermos um ambiente limpo espiritualmente. A oração, a comunhão com Deus; os pequenos gestos de amor no dia a dia; a leitura da Bíblia, o cultivo do equilíbrio e da paz interior, etc. Não construiremos um ambiente saudável e protegido do maligno se não cultivarmos a tolerância e a paciência. Ser tolerante é não levar tudo a ferro e fogo; é deixar passar algumas coisas. É tentar compreender o momento do outro; é ser flexível e ter consciência de que todos erramos, é perdoar, pois todos nós, sem exceção, estamos em processo de aprendizagem na vida. Agindo assim estaremos expulsando da nossa porta os “porcos” que querem entrar na sala das nossas casas, do nosso trabalho, dos nossos relacionamentos, enfim, das nossas vidas.
Reflexão Dirigida:
1) Suas palavras limpam ou sujam espiritualmente o ambiente?
2) O que você pode fazer para se tornar mais tolerante?
3) Habitue-se a fazer da oração uma fonte de fortalecimento e proteção espiritual.

23 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Prosperidade - 20 de março

“E o Senhor teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos.” Deuteronômio 30:9
Observe o mundo natural ao seu redor; a terra fértil, o vasto oceano, o céu amplo, a infinidade de estrelas. Vivemos num universo abundante. De onde vem toda essa abundância? Vem de Deus que criou o universo. Um dos fatores que dificultam a prosperidade em nossas vidas é o fato de quanto nós achamos que merecemos, e no quanto conseguimos abrir nossos corações para receber. A abundância é um direito seu, inato. Abra-se para receber a prosperidade que lhe é devida. Às vezes somos forçados a abandonar uma situação conhecida como emprego, família, relacionamentos, etc e arriscar-nos no desconhecido a fim de progredirmos na vida. Se você se encontra por algum motivo paralisado pelo medo de avançar, lembre-se que você não está sozinho, que Deus constantemente está lhe estendendo a mão e sempre desejando o melhor para você. Portanto, vá em frente com fé, dando a Deus a oportunidade de ajudá-lo. Mantenha sua atenção fixa Nele e nos sinais e orientações que Deus lhe dará ao longo do caminho e tudo o mais se resolverá. Você passará então a caminhar no sobrenatural de Deus, onde encontros acontecem, portas se abrem e oportunidades surgem.

Reflexão Dirigida:

1) Perdoar abre caminho para a prosperidade.

2) Preste atenção nos sinais que Deus lhe der indicando o melhor caminho a seguir.

3) Seus pensamentos são direcionados à prosperidade?

22 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Autoconhecimento - 19 de março

“Pois Ele conhece a nossa estrutura.” Salmo 103: 14

O “conhecer-te a ti mesmo” é um princípio antigo e de profunda sabedoria que nos ensina a aceitar-nos como somos, e a construir sobre o material bruto que somos, a obra prima que cada um de nós é chamado a ser. Esse material, que não é igual a nenhum outro, embora composto de muitos elementos idênticos, é o resultado de muitos fatores: hereditariedade, educação, circunstâncias de vida (mormente nos primeiros anos), fisiologia, qualidades naturais, ambiente, experiências vividas, etc. Conhecer-se a si mesmo é um presente que nos damos e que obtemos através do empenho, auto-observação, auto-análise, e ajuda do Espírito Santo. O autoconhecimento nos explica o porquê de muita coisa que se passa em nós, sendo um poderoso agente da nossa saúde física, mental, emocional e espiritual. Quanto mais nos conhecemos, melhores condições de construir bons relacionamentos teremos. Também entenderemos que as pessoas são diferentes, pensam e sentem diferentes de nós. Somente nos conhecendo é que poderemos desenvolver um bom relacionamento conosco mesmo e nos tornarmos nosso melhor amigo, depois de Jesus.

Reflexão Dirigida:

1) Você é uma boa companhia para si mesmo?

2) Você cultiva o autoconhecimento? Investe em si mesmo?
3) Lembre-se que o único investimento que não nos pode ser roubado é aquele que fizermos em nós mesmos.

20 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Dor Emocional - 18 de março


“ Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” Mateus 5:4
Eu estava enfrentando uma dor emocional profunda, quando esse texto chegou em minhas mãos. Compreendi que Deus falava comigo através dele, e isso fez uma grande diferença em minha vida. Hoje, creio que Deus possa dizer algo para você: “Vejo que choras. Teu choro atravessa a escuridão, infiltra-se pelas nuvens, mistura-se com a luz das estrelas e chega a meu coração. Eu te escuto, eu sei o quanto está doendo. Choras por todos os teus sonhos de infância, que desapareceram com os anos. Choras por todo o teu amor próprio, que foi corroído pelo fracasso. Choras por todo o teu potencial que foi barganhado por segurança. Choras por toda a tua individualidade, que foi pisoteada por multidões, choras por tantas coisas... Venho hoje dizer-te: Não chores mais. Estou contigo...este momento é a linha divisória da tua vida. Tudo o que se passou antes já acabou, o passado morreu. Como Jesus no túmulo de Lázaro, ordeno-te que saias, e tu sairás andando de tua caverna do destino, a fim de começar vida nova. A primeira parte da tua vida, como uma peça de teatro, foi apenas ensaio. Desta vez a cortina subiu. Desta vez não fracassarás, pois eu estou contigo.”
Reflexão Dirigida:
1) Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de você.
2) Deus é o nosso maior consolo e apoio na vida
3) Para toda dor existe uma cura. Confie.

19 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 17 de março


“O Senhor é meu pastor e nada me faltará”. Salmo 23:1

A Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados, pelas
três grandes religiões que são: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. Também chamada de “Escrituras Sagradas” e “Palavra de Deus”. Dentre esses livros encontram-se os “Salmos” que é um livro composto de 150 capítulos. A autoria da maioria dos Salmos é atribuída ao Rei David e os demais foram escritos por outras pessoas inspiradas pelo Espírito Santo. Eles falam de vitória e alegria, e de medo e perseguição. Pedem bênçãos sobre os justos e punição dos ímpios. Quando lemos um Salmo com fé estamos louvando a Deus, declarando vitória sobre nossas lutas e clamando por socorro e justiça. Ao afirmarmos no Salmo 23 que: “ O Senhor é meu Pastor e nada me faltará” estamos profetizando sobre nossas vidas, que teremos tudo aquilo de que precisarmos. Que o Deus de amor suprirá nossas necessidades. Esse Salmo profetiza vitória sobre o nosso medo e nossos inimigos e repouso para o nosso cansaço. Possui o poder de afastar o espírito maligno da escassez, da privação, da miséria, renovando a nossa fé e confiança na providência divina. Esses são alguns dos benefícios que a leitura dos Salmos oferecem.

Reflexão dirigida:

1) Dê uma chance a você mesmo de conhecer a Bíblia.

2) Obtenha vitória através da leitura dos Salmos.

3) Afirme constantemente o versículo 1 do Salmo 23.

18 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 16 de março


“Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?” Mateus 18:33

“Perguntei num tom suave: "Pelo que você quer que eu ore?”. Um homem respondeu bem alto: “A dor! A dor! Oh, a dor! Não posso suportar a dor!” Coloquei um dos braços em volta do homem que estava com dor, segurei firme a mão de outro paciente ao meu lado e comecei a derramar o coração diante de Deus. Ao término da oração nossa equipe instintivamente estendeu os braços para eles, que representavam vários estágios da AIDS. Nossas lágrimas se misturaram com as deles, nossos braços se confundiram com os deles, e eles se aproximaram de nós bebendo o conforto do toque físico. Aprendi que os doentes em geral estão ansiosos por um toque físico. Um braço colocado em volta dos ombros, um beijo na bochecha ou na testa, um aperto de mão caloroso: são essas coisas que fazem com que eles saibam de forma concreta que são amados e que tem valor e importância.” (Rendição Arriscada – Kay Warren). Essa experiência foi vivida em um hospital na África. Mas, sem precisarmos ir tão longe, temos a nossa volta, inúmeras oportunidades de levar conforto e esperança a todos que sofrem. Abra o seu coração e deixe que o amor de Deus se manifeste de forma concreta através de você; não evite os doentes, nem fuja dos hospitais, pois para os sofredores a sua chegada será sempre como um facho de luz e esperança a tocá-los.


Reflexão dirigida:

1) Agradeça todos os dias pelo dom precioso da sua saúde.

2) Ore por todos que trabalham em hospitais e convivem diariamente com o sofrimento.

3) Seja um mensageiro da esperança para todos os que sofrem.

17 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Mudar o Mundo? - 15 de março


“Mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento.” Romanos 12:2

Um jovem sonhava em mudar o mundo. Investiu muito tempo da sua vida para realizar esse ideal. Com o passar dos anos, percebeu que a proposta era ampla demais e restringiu seu sonho a mudar seu país. Depois de trabalhar algum tempo para isso, convenceu-se de que era muito difícil mudar o país, e pensou em mudar sua cidade. Mas aí também se frustrou e procurou mudar sua família, porém ninguém lhe dava atenção, alegando que ele não conseguia nem mesmo resolver a própria vida. O jovem tornou-se ancião, sem nada ter conseguido mudar. Um dia, sentindo-se triste, ao analisar sua vida e o motivo de seu fracasso, concluiu: “Se eu tivesse começado por corrigir meus próprios erros e me transformado, talvez minha família, vendo o meu exemplo, também tivesse mudado. Minha família transformada poderia mudar a vizinhança, que mudaria a cidade, o país e de repente o mundo inteiro.” Todos nós podemos mudar, basta que queiramos e nos empenhemos nisso; mesmo porque, se continuarmos hoje fazendo as mesmas coisas que fazíamos há anos atrás, devemos nos perguntar aonde foram parar as lições aprendidas com as experiências que vivemos. Peçamos a ajuda de Deus para transformar tudo o que nos impede de ser luz no mundo.

Reflexão Dirigida:

1) Você tem se reciclado interiormente? Ou continua o mesmo de anos atrás?

2) Você acredita que existem coisas em você que precisam ser mudadas?
3) Aproxime-se mais de Jesus Cristo e torne-se uma nova pessoa.

15 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 14 de março

“E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa.” Deuteronômio 6:7

Meu pai chamava-se Nelson Egberto Corrêa dos Santos. Filho de imigrante português e da neta do Dr. Américo Brasiliense, da então chamada “Alta Sociedade Paulista” foi um vencedor, apesar das duas tragédias que se abateram sobre a sua vida; a primeira quando era ainda criança e outra já na idade adulta. Como todo evento destruidor, ambas geraram conseqüências e inúmeros desdobramentos em sua vida. Meu pai era um homem de fé, cuja bandeira de vida era: “Quem está com Deus é invencível.” Dono de um grande coração e empatia pelos simples e sofredores, nos ensinou, a mim e a minha irmã a amar e buscar a Deus em tudo o que fazíamos. Devotou sempre um amor imenso à Jesus Cristo, e se emocionava às lágrimas ao lembrar o sacrifício que Ele fez por nós. Como meu pai, muitos outros pais deixarão uma herança espiritual para seus filhos, que se refletirá e atingirá futuras gerações, tornando-se para nós exemplos de força, coragem e fé. Obrigado Deus, pelo privilégio de ter tido o pai que tive.

Reflexão dirigida:

1) Que herança espiritual você deixará para as futuras gerações?

2) Que exemplo você tem sido para seus filhos?

3) Lembre-se que ser pai é um privilégio e um compromisso.

REDE DE LUZ 2009 - 13 de março

“Jesus chorou. Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.” João 11:35

O trabalho do Dr. Thomas K. Holmes da “Washington School of Medicine” demonstra que a morte de alguém a quem se ama é a dor mais profunda de se sentir, resultando num amplo leque de doenças físicas, emocionais, espirituais e sociais. Estudos recentes evidenciaram que após a morte de um ente querido, o sistema imunológico fica deprimido durante dois meses, fazendo com que a pessoa enlutada fique vulnerável a todo tipo de doenças. À medida em que as pessoas manifestam seu sofrimento de forma adequada durante os quatro meses seguintes, o sistema imunológico se recompõe, voltando quase a normalidade. Quando não buscamos o Deus de amor em meio ao sofrimento que estamos vivendo, as conseqüências da dor são mais devastadoras ainda. Para que o processo de cura aconteça, é preciso que a perda seja chorada, compartilhada, manifestada e o luto vivido. Entretanto, não precisamos e nem devemos sofrer sozinhos; além do apoio de familiares e amigos, busquemos o amparo de Jesus Cristo, para que nossas forças sejam renovadas e nossa esperança no reencontro com todos aqueles que amamos e já partiram seja cultivada. Com Jesus a dor se torna mais suportável.

Reflexão dirigida:

1) Deixe Jesus preencher o vazio da ausência de quem partiu.

2) Tenha fé de que Deus o reunirá um dia, com todos os que ama.

3) Expresse e ajude as pessoas a expressarem sua dor e a buscarem forças em Deus.

14 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Perder Para Ganhar - 12 de março



“Tornarei o deserto em lagos de águas.” Isaías 41:18

Quando uma porta se fecha, outra se abre. Quando perdemos alguma coisa é para ganhar outra. E, quando necessitamos sair da estagnação e da nossa zona de conforto para crescer, a vida nos levará para novas direções. Chega um momento, em que algo que estimamos deve acabar. Talvez uma relação significativa. Talvez uma oportunidade que procuramos obter se torne de repente inalcançável. Ou um emprego de longos anos chegue ao fim. Enfim, sejam quais forem as circunstâncias vamos nos sentir momentaneamente privados de um bem. Quando isso acontecer não se desespere, pois Deus não se esqueceu de você. A privação que está sofrendo é por uma razão: para que possa receber um bem ainda maior. Não se pode renunciar a alguma coisa sem ganhar outra em troca. Deus está sempre pronto para preencher o nosso vazio, substituindo a tristeza pela alegria, a perda pelo ganho, a morte pelo renascimento. Renuncie ao seu apego àquilo que era, ou àquilo que gostaria que tivesse sido. Deus tem preparado para você uma dádiva ainda maior. Seja paciente, persistente e corajoso para esperar com confiança e alegria o bem que está reservado para você e que já está vindo em direção à sua vida.

Reflexão dirigida:

1) Uma perda hoje pode significar um ganho amanhã.

2) Abra o seu coração para receber o novo.

3) É necessário que algo termine para que algo novo possa chegar.

13 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 11 de março

" O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra." Salmo 34:7

Deus envia seus anjos para nos amparar e socorrer. O testemunho aqui relatado é de uma mulher que viveu uma experiência do socorro divino: “Viajávamos eu, meu esposo e nossa filha quando ocorreu o acidente. Nosso filho mais velho e sua família, que vinham logo atrás de nós em outro carro, presenciaram o acidente e imediatamente nos socorreram. As portas do nosso carro estavam travadas por causa do impacto e nós, por alguns segundos, ficamos inconscientes. Tentaram abrir as portas, mas não conseguiram. Era noite escura quando quatro rapazes bem trajados apareceram, sem que algum carro parasse, e sem dizer uma só palavra e sem ferramentas, foram abrindo as portas do nosso carro e nos ajudando a sair dele. Não fizeram nenhuma pergunta e conversavam somente entre eles. Quando apareceu a primeira unidade de socorro médico eles já haviam colocado toda a nossa bagagem do carro no acostamento, então, um deles bateu no ombro do nosso filho e disse-lhe: “Tchau, tudo vai dar certo.” E tão misteriosamente como apareceram, desapareceram na escuridão da noite. Entendemos então que Deus os havia mandado para nos socorrer.”

Reflexão dirigida:

1) Você já sentiu a proteção dos anjos em sua vida?
2) Acredita que Deus se importa e cuida de você o tempo todo?
3) Compartilhe com outros as vezes em que o socorro divino esteve presente em sua vida.

REDE DE LUZ 2009 - 10 de março


"Não temas, pois estou contigo." Isaías 43:5

Há necessidade de conhecermos o maligno e seus objetivos, para não incorrermos no erro de maximizar ou diminuir seu poder, a ponto de negar a sua existência e atuação no mundo. É considerado o pai da mentira e a maior de todas as suas mentiras pregadas foi a de que ele não existe, e muitos acreditaram o que lhe concedeu o benefício de agir livremente na vida de muitas pessoas e em muitos lugares, sem que lhe ofereçam a menor resistência e nem ao menos lhe incomodem. Com nossas palavras e atitudes abrimos a porta para ele entrar em nossa vida e se instalar para agir livremente nas áreas que quiser. Entretanto, o inverso também é verdadeiro, ou seja, através de nossas palavras e comportamento fechamos a porta e não permitimos que ele circule em nossas vidas. Algumas pessoas possuem o poder de atrair como um ímã o maligno, através daquilo que dizem e fazem e quando as coisas ficam difíceis em suas vidas, reclamam que não têm sorte, tentando eximir-se totalmente da responsabilidade pelas escolhas que faz. Somos responsáveis por afastar o mal de nossas vidas. Jesus Cristo veio ao mundo por amor a todos nós e para desmascarar e destruir as obras do maligno, nos deixando ferramentas poderosas para nos defender. Tomemos então posse delas hoje e comecemos a mudar as nossas vidas.

Reflexão dirigida:
1) É preciso conhecer as artimanhas do maligno para se defender.

2) Liberte-se das amarras através do poder da oração.

3) Afaste-se das trevas aproximando-se da luz que é Jesus.

12 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Com o Tempo Aprendemos - 9 de março

“E Jesus crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria.” Lucas 2:40

Depois de algum tempo nós aprendemos que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. Aprendemos também a construir todas as nossas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro escoa entre os nossos dedos. Começamos a aprender que não importa o quanto nos importamos, algumas pessoas simplesmente não se importam, e, então descobrimos que Deus sempre se importa. Percebemos que o que levamos anos para construir, como a confiança, em apenas alguns segundos pode ser destruída, e que podemos fazer coisas em um instante, das quais nos arrependeremos pelo resto da vida. Finalmente somos vencidos e aprendemos que sozinhos não podemos nada, mas com Jesus Cristo podemos muito. Entendemos que não importa em quantos pedaços nossos corações foram partidos, o mundo não vai parar e nos dar a chance de curá-lo, mas descobrimos o mais importante: que Deus vai parar, nos tomar em seus braços e nos curar com o seu mais profundo amor. Isso nos dá a certeza de que em momento algum das nossas vidas somos esquecidos ou estamos sozinhos.
Reflexão dirigida:
1) Sabedoria consiste nas lições aprendidas com experiências vividas.
2) Como você pode se tornar uma pessoa mais sábia?
3) O que a vida está lhe ensinando com as situações que está enfrentando?

11 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Dia Internacional da Mulher - 8 de março


“Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer.” Provérbios 11:1



Em 8 de março de 1857 as operárias têxteis de uma fábrica em Nova York entraram em greve ocupando a fábrica, reinvindicando a redução do horário de trabalho de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que recebiam menos de 1/3 do salário dos homens, foram fechadas dentro da fábrica onde, foi declarado um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Desde então mulheres e homens têm se levantado em defesa dos direitos da mulher, e em 1975 foi instituído pela Nações Unidas o “Dia Internacional da Mulher”. A cada minuto 4 mulheres são espancadas no Brasil. Mas, uma vítima em especial lutou durante 20 anos para ver seu agressor condenado, após ter sofrido duas tentativas de assassinato, Maria da Penha Maia, que finalmente viu sua lei ser sancionada pelo Presidente da República em Agosto de 2006. Essa lei tem feito a diferença na vida de muitas mulheres e famílias. Comemoramos hoje o avanço das conquistas dos direitos da mulher, mas lembremos que há muito por fazer e que cada um de nós é chamado a ser um instrumento nas mãos de Deus para combater a violência doméstica.

Reflexão Dirigida:

1) Divulgue a Lei Maria da Penha, e ajude mais mulheres.

2) Denuncie desde a 1ª agressão, e evite que a violência avance.

3) Seja um instrumento nas mãos de Deus contra a violência doméstica.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - Biografia Maria da Penha

MARIA DA PENHA - BIOGRAFIA


Maria da Penha Maia Fernandes, biofarmacêutica cearense, hoje com 61 anos, fez da sua tragédia pessoal uma bandeira de luta pelos direitos da mulher e batalhou durante 20 anos para que fosse feita justiça. O seu agressor, o professor universitário de economia Marco Antonio Herredia Viveros, era também o seu marido e pai de suas três filhas. Na época ela tinha 38 anos e suas filhas idades entre 6 e 2 anos. Na primeira tentativa de assassinato, em 1983, seu marido atirou em suas costas enquanto ainda dormia, alegando que tinha sido um assalto. Depois do disparo, foi encontrado na cozinha, gritando por socorro, dizendo que os ladrões haviam escapado pela janela. Maria da Penha foi hospitalizada e ficou internada durante quatro meses. Voltou ao lar paraplégica e mantida em regime de isolamento completo. Foi nessa época que aconteceu a segunda tentativa de homicídio: o marido a empurrou da cadeira de rodas e tentou eletrocutá-la embaixo do chuveiro. Ele foi a júri duas vezes: a primeira, em 1991, quando os advogados do réu anularam o julgamento. Já na segunda, em 1996, o réu foi condenado a dez anos e seis meses, mas recorreu. Em parceria com o CEJIL - Centro pela Justiça e o Direito Internacional e o CLADEM – Comitê Latino Americano e do Caribe para a defesa dos direitos da mulher, denunciou o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos pela negligência do Estado Brasileiro tratar os casos de violência doméstica no Brasil. Após as tentativas de homicídio, Maria da Penha começou a atuar em movimentos sociais contra violência e impunidade e hoje é coordenadora de Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência (APAVV) no Ceará. Hoje ela atua junto à Coordenação de Políticas para as Mulheres da prefeitura de Fortaleza e é considerada símbolo contra a violência doméstica.

LEIA TAMBÉM: 











VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - Lei Maria da Penha

LEI MARIA DA PENHA - PROTEÇÃO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Promulgada em 7 de agosto de 2006 e em vigor desde setembro do mesmo ano, a Lei 11.340/06 ganhou o apelido de Lei Maria da Penha em homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de duas tentativas de assassinato. É uma lei especial para ser aplicada em casos de violência doméstica e garante mecanismos especiais de defesa mais abrangentes para mulheres vítimas de agressão pelo marido ou parceiro. A Lei impede, por exemplo, o encaminhamento do processo ao Juizado Especial, onde muitos casos se encerram com o agressor pagando cestas básicas. Também aumenta a pena para o agressor, estabelecida em seis meses a um ano, passa a ser de três meses a três anos. Entre outros direitos especiais da Lei, estão a exigência da abertura de processo em caráter urgente, a inclusão da mulher em serviços de proteção e a garantia de acompanhamento por um policial caso a vítima precise ir à sua casa buscar seus pertences. Além disso, a lei permite ao juiz impor ao agressor restrições imediatas, como perda do porte de arma e proibição de se aproximar da vítima ou dos filhos do casal.
Divulgue a Lei Maria da Penha, você auxiliar alguém que esteja sofrendo violência doméstica e não saiba o que fazer.

10 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 7 de março

"Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Lucas 23:34


Todos os dias fazemos uma escolha, entre perdoar ou não a nós mesmos, às outras pessoas e até mesmo a Deus. Não existe ninguém neste mundo que, consciente ou incoscientemente não tenha sido magoado ou já não tenha magoado alguém. Precisamos reconciliar e restaurar através do perdão, qualquer relacionamento prejudicial que tenhamos conosco mesmo e com os outros, pois somente através do perdão é que a harmonia interior e exterior pode ser conquistada. Às vezes achamos que não temos nada ou ninguém a perdoar, entretanto se pararmos para analisar cuidadosamente a nossa caminhada até o dia de hoje veremos que fomos feridos de muitas maneiras e por diversas pessoas ao longo de nossa jornada, o que gerou em nós muitas mágoas e sofrimentos que permanecem escondidos em nosso interior. Precisamos abrir as janelas dos nossos corações e deixar o sol entrar através do Espírito Santo, para que todo o mofo causado por antigas dores possa ser removido através do perdão. Quando perdoamos experimentamos um alívio do peso de nossa bagagem emocional, nos permitindo sentir uma agradável sensação de liberdade e uma paz interior profunda.
Reflexão dirigida:
1) Perdoar é um ato de vontade seguido de ação.

2) Perdoar não é fácil, mas é possível com Deus.

3) Alivie a sua bagagem emocional, começando a perdoar a si mesmo.

REDE DE LUZ 2009 - O Pote Trincado - 6 de março

"Mas Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir os fortes." 1 Coríntios 1:27
Um carregador de água na Índia tinha dois grandes potes que trazia em uma vara atravessada na nuca. Um dos potes tinha uma rachadura que fazia com que chegasse com água apenas até a metade, enquanto o outro era perfeito e sempre fornecia sua total capacidade ao final da longa caminhada da fonte até a casa do seu Senhor. Durante dois anos o transportador descarregou somente um pote e meio de água. Após o segundo ano que parecia um amargo fracasso, certo dia o pote trincado disse ao carregador: - "Eu estou envergonhado e quero me desculpar com você por só ter sido capaz de transportar metade da minha capacidade, porque a rachadura que tenho faz que a água se escoe ao longo do caminho." O carregador sentindo pena do pote trincado disse-lhe: "Enquanto voltamos para a casa do meu Senhor, quero que você observe as belas flores ao longo do caminho." De fato, enquanto subiam a colina, o pote trincado notou as belas flores silvestres ao londo do caminho. O carregador então lhe disse: "Você notou que só existem flores do seu lado do caminho e não do lado do outro pote? Isto é porque eu sempre soube da sua rachadura e plantei sementes do seu lado do caminho e todos os dias enquanto voltávamos da fonte, você as regava. Se você não fosse exatamente como é, o meu Senhor não teria esta beleza de flores em sua casa."

Reflexão Dirigida:

1) Algo aparentemente ruim pela ação de Deus pode resultar em algo muito bom.

2) Não se sinta menos do que ninguém. Você é muito mais importante para Deus do que imagina.

3) Não espere estar perfeito para servir, ouse começar e vá se aperfeiçoando ao longo da jornada.

9 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 5 de março


“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz.” João. 16:33

Cultivar ou falar em paz nos dias atuais, embora seja um grande desafio, é uma questão urgente. Cada um de nós é responsável por contribuir com sua parte para a construção da cultura da paz, tanto no nosso ambiente familiar como profissional ou estudantil. As nossas palavras, nossos gestos, nossas atitudes e decisões geram paz e harmonia ou discórdia e discussão. Você conhece alguém que traz o espírito da discórdia consigo e que ao chegar em algum lugar, parece que o ar se modifica, a tensão toma conta do ambiente, e logo surge uma briga ou discussão? Ou alguém que traz consigo paz e sua chegada acalma o ambiente e promove a harmonia e esperança? E sabe porque isso acontece? Porque ninguém se separa daquilo que carrega dentro de si; ninguém pode transmitir paz se seu mundo interior estiver em guerra. Precisamos cuidar de nós mesmos e estar atentos ao que estamos carregando em nossos corações. É possível sim, com a ajuda de Deus, curar as nossas emoções, acalmar nosso interior e cultivar a paz em nós, basta que queiramos isso.

Reflexão dirigida:
1) Como a paz pode se refletir através de você?

2) Peça a Deus que lhe ensine a cultivar a paz interior.

3) Pronuncie palavras de paz, de harmonia e amor.







6 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Guerra Espiritual - 4 de março



"Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum." Mateus 17:21

Conforme vamos adquirindo maturidade espiritual, começamos entender em nível mais profundo que vivemos em uma guerra espiritual entre as forças da luz e as forças das trevas. Muitas coisas que vemos acontecer, que nos chocam pelo requinte de crueldade, e que temos dificuldade em admitir que foram realizadas por seres humanos, são ações inspiradas e planejadas pelo maligno que se serve de pessoas para manifestarem a face do mal na terra. Jesus Cristo nos ensina que determinados tipos de espíritos malignos só são expulsos através da oração e do jejum. Quando praticamos o jejum seja ele alimentar, de atitudes ou de palavras, estamos buscando elevar e fortalecer o nosso espírito. Ao utilizarmos o jejum e a oração como armas poderosas de batalha espiritual além de estarmos em obediência aos ensinamentos de Jesus Cristo, estamos fazendo com que as trevas recuem. Mesmo quando tudo parecer estar correndo bem, é necessário que estejamos sempre alertas e utilizando as armas que Deus nos dá para nos defender, pois o maligno traça seus planos no oculto, e se esquecermos de que ele não dorme, não desisti, e nem se dá por vencido, poderemos ser pegos de surpresa.
Reflexão Dirigida:
1) Você utiliza o poder da oração para se proteger e aos que ama?
2) O que vc faz para manter as trevas distante?
3) Pesquise mais sobre o poder do jejum e utilize essa poderosa ferramenta para obter vitória.

3 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 3 de março



“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Então o rei chamou os líderes de seu reino e advertiu-os de que, se não descobrissem o que o fazia “feliz quando estava triste, e triste quando estava feliz”, toda a aldeia seria dizimada na manhã seguinte. O povo da aldeia armou então uma grande fogueira e, durante a noite, todas as pessoas mais sábias se esforçaram por responder a pergunta do rei. Finalmente ao nascer do sol, o rei entrou na aldeia. Aproximou-se dos sábios, perguntou: “Já têm a resposta? Um dos sábios então retirou de dentro de uma bolsa um anel de ouro e o entregou ao rei. Perplexo e enfurecido o rei gritou: “Não preciso de mais ouro! Como pode este anel me fazer feliz quando estou triste e triste quando estou feliz?” Então olhou de novo e viu que o anel tinha uma inscrição que dizia: “Isto também passará.” É isso que acontece em nossa vida. Quando tudo está saindo conforme o planejado, devemos saborear esses momentos preciosos, mas, quando a escuridão da noite for maior e imaginarmos que as coisas jamais poderão melhorar, lembremo-nos de que, nada no mundo em que vivemos, dura para sempre. Assim aprenderemos a aceitar tanto os momentos bons como os ruins, compreendendo que tudo nos leva a uma relação mais íntima com Deus.
Reflexão dirigida:

1) Não há mal que sempre dure e nem bem que nunca acabe.

2) Você está atravessando a noite escura em sua vida? Não temas porque o sol já vem nascendo.

3) Lembre-se sempre que Deus não lhe deixa sozinho nunca.

REDE DE LUZ 2009 - 2 de março





“Mas o fruto do Espírito é: o amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22


Amamos nossos familiares e amigos, entretanto, a vida nos pede para irmos bem mais além, nos convidando a expandir nosso potencial de amar. Vivemos em uma sociedade carente de amor, respeito, solidariedade e de valorização da vida. Isso faz com que a todo o momento nos deparemos com oportunidades de servir, de distribuir amor, e de reerguer pessoas, através de palavras de ânimo, de esperança e de fé. Os gestos de amor e solidariedade que temos com aqueles que encontramos no caminho, lança luz no mundo e faz com que as trevas recuem.
Ao demonstrarmos que nos importamos com alguém, com suas lutas e sua dor, o amor de Deus é manifestado através de nós. Embora muitos estejam envolvidos em trabalho excessivo, em duras responsabilidades, é importante que façamos a nossa parte, cumprindo a nossa missão na terra, que é manifestar o amor de Deus aos homens. Sigamos o exemplo de Jesus Cristo que ao longo de toda a sua história, manifestou seu profundo amor e compaixão pela humanidade e sua total rendição à vontade do Pai.


Reflexão dirigida:


1) Você é uma pessoa amorosa?

2) Suas palavras consolam e animam?

3) O amor de Deus é manifestado aos homens através de você?

2 de março de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 1 de março



“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem.” Mateus. 6:19


Muitas crianças ao verem um anúncio na TV, ficam como que encantadas por algo e passam então a desejá-lo de forma intensa. Muitos pais querendo recompensar a sua ausência, se endividam e presenteiam seus filhos muito acima do que suas condições financeiras permitem. As crianças por sua vez brincam durante algum tempo com o novo brinquedo e depois já começam a desejar ardentemente outro, e todo o processo se reinicia. Essas crianças se tornam jovens exigentes e adultos que continuam desejando coisas e mais coisas de forma insaciável. Essea adultos não param, e ao adquirir as coisas, já começam a querer outras, prendendo-se a um círculo vicioso que os escraviza, esquecidos de que somos seres espirituais e que precisamos alimentar em primeiro lugar o nosso espírito. Distantes de Deus muitas pessoas perdem a referência do porque precisam de um carro novo, um novo celular, ou uma nova casa. Será que é isso que de fato importa em nossas vidas?
Reflexão dirigida:

1) A vida é preciosa demais para se perder, vivendo como escravos de bens materiais.

2) Reflita sobre a moeda que vale no céu.

3) Como você pode em 2009 simplificar a sua vida?