27 de outubro de 2011

5 de Outubro - Espaço Mental

 “Porém a minha confiança está em ti, ó Senhor; Tu és o meu Deus” Salmo 31:14 
Quando pensamos só nos problemas, além de não conseguirmos enxergar o caminho para as soluções, corremos o risco de assumir uma postura de autopiedade e de vítima. Para buscarmos soluções para as diversas situações que enfrentamos, precisamos de espaço mental para raciocinarmos, e quando nossa mente está congestionada com pensamentos negativos acerca dos problemas, não há espaço para novas ideias chegarem. Falar com alguém de nossa confiança sobre o que está nos afligindo, nos ajudará muito a compreender o que está envolvendo a dificuldade que estamos enfrentando. Buscar a solução é a melhor alternativa para evitar a posição de vítima diante do problema. Pense em sua vida e faça um balanço. Quanto tempo do seu dia você desperdiça focando suas energias nos problemas e quanto tempo para encontrar soluções, caminhos ou ajuda para a resolução das questões?
Reflexão Dirigida:
1) É possível aprender a controlar os pensamentos que nos angustiam.
2) A oração nos ajuda a encontrar solução para nossos problemas.
3) Cultivemos a fé de que com Deus tudo pode ser resolvido.

4 de Outubro - Relacionamento Afetivo

 “Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas” Provérbios 3:13 
Quanto mais o indivíduo for competente para viver sozinho, mais preparado estará para construir uma boa relação afetiva, pois a nova forma de amor, tem uma feição e significado, onde há a união de 2 inteiros e não a união de 2 metades. Ela só é possível para aqueles que conseguem trabalhar sua individualidade. Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal. Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo, e não a partir do outro. Ao perceber isso, ele se torna menos crítico e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um. O amor entre duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Neste tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado. (Dr.Flávio Gikovate).
Reflexão Dirigida:
1) Você se considera uma boa companhia para si mesmo(a)?
2) Conforme aprendemos a nos amar, amamos melhor o outro.
3) Que  Deus nos ensine a construir relacionamentos saudáveis.

3 de Outubro - Deixe o Sol Entrar...

“Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo” Ezequiel 36:26
O coração é nosso tesouro precioso, nosso íntimo, a sede de nosso “Eu”, de nossa vontade e de nossas convicções; é lá que guardamos nossos pensamentos e anseios, nossos sonhos e segredos, e ninguém pode entrar nesta intimidade sem nossa permissão. Mas, infelizmente nem todos compreendem isso. Muitos deixam seus corações cheios de teia de aranha, que envolvem antigas mágoas e decepções. Outros os deixam cheios de mofo, causado por um passado de amarguras que não passam, e  permitem habitar nele, sentimentos que não merecem estar ali. Entretanto, somente a nós, cabe a responsabilidade de limpar, cuidar e zelar pelo que deixamos entrar e permanecer em nossos corações. É tempo de abrir as janelas e deixar o sol entrar, e dissolver toda a treva dos nossos corações.
Reflexão Dirigida:
1) Que tal criar coragem e fazer uma bela faxina em seu coração?
2) O Espírito Santo consolador é o que consola um coração ferido.
3) Que permaneça em nosso coração somente o que mereça estar nele.