15 de fevereiro de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 15 de fevereiro









































“Tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.” Hebreus 10:22







Nosso corpo é uma máquina incrível! Dividido em vários departamentos interdependentes, cada um encarregado de determinadas funções, trabalhando em conjunto, formam uma engrenagem maravilhosa que nos permite viver e realizar muitas coisas. Só uma força incrivelmente superior à nossa, poderia criar algo tão perfeito. Entretanto, assistimos a cada dia o aumento assustador do número de pessoas valorizando menos a vida. O dom da vida é uma dádiva que recebemos de Deus e que devemos cuidar com carinho e respeito, pois prestaremos contas a Ele do que fizemos com o corpo que nos foi confiado, como veículo para a nossa jornada na terra. É preciso estarmos atentos com nossos pensamentos e sentimentos pois eles influenciam de forma direta nossa saúde e bem estar. Os sentimentos de ódio, rancor, ressentimento e mágoa, possuem o poder de intoxicar nosso organismo e produzir doenças. Como todos nós desejamos a saúde para viver com alegria, limpemos nossos pensamentos e nossos corações de todo o mal, cultivando assim, a saúde física, mental, emocional e espiritual.






Reflexão dirigida:






1) Você tem cuidado de si mesmo e da sua saúde?



2) Enfrente o desânimo e vá ao médico, faça exames, marque o dentista.


3) Pare por um momento e expresse gratidão à Deus pela saúde que possui.

JOGOS COOPERATIVOS - ORIGEM

Os "Jogos Cooperativos" não é algo novo, começou há milhares de anos, quando membros das comunidades tribais se uniam para celebrar a vida. Em 1950 através do trabalho de Ted Lentz nos Estados Unidos os Jogos Cooperativos começaram a ser sistematizados.
Um dos maiores estudiosos do tema é sem dúvida o Prof. Terry Orlick da Universidade de Ottawa no Canadá, que pesquisou a relação entre Jogo e Sociedade defendendo que: “Quando participamos de um determinado jogo, fazemos parte de uma mini-sociedade, que pode nos formar em direções variadas.” E qual direção queremos para nós? Nesse contexto o Jogo Cooperativo nos ajuda a ensinar-e-aprender a viver uns com os outros ao invés de uns contra os outros. Quando se joga cooperativamente, cada pessoa é responsável por contribuir com o resultado bem-sucedido do jogo e assim cada um se sente co-responsável e co-participante. O medo da rejeição é eliminado e aumenta o desejo de se envolver, de fazer parte do grupo. A proposta dos jogos cooperativos deve estar acompanhada de atitudes que favoreçam o respeito, a valorização e a integração de todos. Enquanto educadores conscientes, devemos sempre eliminar as diferenças, sem contudo, deixar de reconhecer que cada ser é um indivíduo com possibilidades e limitações. Neste sentido devemos oferecer oportunidades iguais a todos sem discriminação, para que o participante possa se sentir como peça fundamental dentro do grupo. Dando chance para que as pessoas joguem juntas, tentando superar um desafio comum, contribuímos para que se tornem mais cooperativas e solidárias.