14 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 11 de abril


“ Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou.” Lucas 24:5

As mulheres que acompanhavam Jesus desde a Galiléia, viram seu corpo ser colocado dentro do sepulcro, bem como a pedra que o fechava. Prepararam então especiarias e unguetos para ungirem o corpo de Jesus no domingo, pois no sábado obedeciam ao mandamento de repousar. Ao nascer do sol, chegaram ao túmulo e perceberam que a pedra que fechava o sepulcro havia sido removida. Assustadas, olharam e não viram o corpo de Jesus. Perplexas, viram dois homens se aproximarem delas, com vestes resplandecentes, dizendo que Jesus havia ressuscitado. Correram para dar a notícia a todos, que rapidamente foram constatar o ocorrido. A primeira pessoa a que Jesus apareceu foi Maria Madalena, e depois aos discípulos e aos demais. Os sacerdotes quando souberam dos acontecimentos rapidamente, reuniram-se com os anciãos e deram muito dinheiro aos soldados para que dissessem que, os guardas que guardavam o sepulcro adormeceram e o corpo de Jesus fora furtado. E foi divulgado isso entre os judeus, até ao dia de hoje. (Mateus 28:15). Graças a Deus, para nós cristãos, a morte não é o fim, pois cremos na ressurreição. Que Jesus ressuscite hoje em nós, velhos sonhos e sentimentos esquecidos em nosso interior, e nos dê a coragem de promover as mudanças que precisamos em nossas vidas para vivermos com mais alegria e com novo ânimo.


Reflexão dirigida:

1) Que área da sua vida precisa ter um novo impulso?

2) Alegre-se pelo privilégio de possuir uma fé cristã.

3) Às vezes pensamos que tudo acabou e então percebemos que na verdade tudo vai começar.

REDE DE LUZ 2009 - Maria Mãe de Jesus - 10 de abril


“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.” João 19:25
Imagine uma moça bem jovem que espera ansiosamente para casar-se em breve. De repente, fica sabendo que está prestes a engravidar, mas não é do seu noivo ou de qualquer outro homem o bebê que irá ter. Maria, entretanto, não apenas acreditou nas palavras do Anjo, mas se alegrou, mesmo sabendo que uma gravidez fora do casamento provavelmente lhe traria graves conseqüências. O ato de submissão de Maria à vontade de Deus foi um ato de fé, e não uma resposta ponderada a um plano traçado no céu, que definia e lhe informava sobre eventos e conseqüências futuras. Percebemos sua confiança e fé, quando ela pediu a Jesus para realizar o primeiro milagre, mudando a água em vinho. Admiramos sua fidelidade combinada com a imensa dor, que somente uma mãe pode sentir, quando ela estava ao pé da cruz acompanhando a agonia e morte do filho amado. E por fim, podemos ver sua fé, seu amor, sua fidelidade, ao se encontrar com os apóstolos e outras pessoas para orar regularmente após a ascensão de Jesus. Maria nos ensina como perseverar até o fim; como ser fiel ao propósito de Deus, mesmo em meio ao sofrimento. Seu exemplo nos convida a confiar em Deus, mesmo quando as coisas aos olhos humanos não façam sentido, sejam incompreensíveis ou até pareçam injustas, pois todos os acontecimentos têm um propósito maior para os planos de Deus.

Reflexão Dirigida:

1) Como está o seu relacionamento com Deus?

2) Você acredita que Deus é fiel?

3) Em meio ao sofrimento como fica sua fé?

REDE DE LUZ 2009 - Jesus - 9 de abril



“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.” Mateus 27:50

Quando Jesus foi condenado à morte, o mal se alegrou, acreditando que finalmente se livraria daquele homem, que ameaçava frustrar seus planos; que dava ao povo ferramentas para se libertar da escravidão espiritual em que viviam e ensinava uma nova forma de vida, baseada no amor. O mal deu brados de vitória, quando Jesus morreu, imaginando que com ele morreria a semente do bem e do amor que fora lançada em tantos corações, negando o fato de que Deus é soberano e que o Plano da Salvação da Humanidade continuaria a avançar, como continua avançando até hoje. Os torturadores de Jesus e muitos outros homens ao verem que o sol escureceu e um terremoto se abateu sobre a terra quando Jesus morreu, com grande temor reconheceram que Jesus era verdadeiramente Filho de Deus. Qual não foi a surpresa do mal ao ver que Jesus venceu a morte, ressuscitou e foi visto por muitos, e que continua vivo, amando, socorrendo e libertando das garras do mal tantas vidas? Portanto, tenhamos fé e esperança, pois algumas situações em nossas vidas que podem parecer perdidas, ainda não receberam a última palavra de Deus. Confie!

Reflexão Dirigida:

1) Jesus Cristo deu a própria vida por amor a você.

2) Deus está no comando de todas as coisas.

3) Ore a Jesus pedindo a Ele que frustre os planos do mal sobre sua vida e da sua família.

REDE DE LUZ 2009 - Repreender o Devorador - 8 de abril


“Por vossa causa repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos de vossa terra.” Malaquias 3:11

Um agricultor havia feito uma grande plantação de algodão, que com as fortes chuvas que caíam na região, prenunciava uma farta colheita. De repente, aconteceu o imprevisto, exatamente aquilo que os agricultores temiam. Uma praga de lagartas começou a devorar os algodoais da região. O agricultor temeu pela subsistência da sua família. Teve a impressão de que todas as esperanças daquele ano de trabalho iriam desmoronar. Não havia nada que ele pudesse fazer para deter a praga devoradora. Então, lembrou-se da promessa de Deus contida no livro de Malaquias no Antigo Testamento, onde Deus promete proteger da destruição as plantações dos fiéis. Recordou também que a cada colheita que fazia separava em primeiro lugar a parte que daria para a obra de Deus, como agradecimento. Então, tomou a Bíblia foi até o algodoal e leu o Salmo 91. Depois se ajoelhou no meio da plantação e orou, pedindo a Deus o cumprimento da promessa, e Deus atendeu o seu pedido. Todas as plantações da região foram devoradas, menos a dele. Que esse exemplo de fé nos ajude a aceitar a nossa impotência diante de algumas situações de nossas vidas. Façamos a nossa parte, contribuindo com a obra de Deus na terra e tenhamos a humildade, para pedir que a intervenção divina venha em nosso socorro.
Reflexão dirigida:
1) Você costuma pedir socorro a Deus?
2) O sobrenatural de Deus se manifesta aos que tem fé.
3) Entregue a Deus todas as situações difíceis da sua vida.