19 de janeiro de 2009

19 de Janeiro de 2009 - Voltar Para Si Mesmo - Por um Ano de Luz



“Jesus tomando a palavra, perguntou-lhe: Que queres que te faça?” Marcos 10:51
Saber aquilo que quer é de fundamental importância para direcionar sua vida. Pode ser que você tenha se distanciado tanto de si mesmo, que não saiba claramente o que quer. Então como fazer o caminho de volta para você mesmo? É preciso parar e olhar amorosamente para dentro do seu coração e tentar ouvi-lo. No trecho bíblico citado, Jesus se encontra com um homem cego que mendigava e estava inconformado com a sua condição e acreditava que Jesus poderia curá-lo, e foi o que aconteceu: Jesus curou a cegueira daquele homem, que instantâneamente enxergou. Esse homem sabia o que queria: enxergar! Entretanto, nem sempre aquilo que quer é o melhor para sua vida e para todos os envolvidos, e sendo assim a vida poderá lhe dizer: Não! Se receber um não hoje e ficar triste ou com raiva, confie no amor de Deus por você e aguarde, pois provavelmente com o passar do tempo a vida irá lhe mostrar que o melhor que poderia ter lhe acontecido foi aquele pedido ter sido negado, pois na verdade foi um livramento que evitou maiores sofrimentos em sua vida.

Reflexão dirigida:
1) É preciso cultivar o auto-conhecimento e desenvolver um bom relacionamento consigo mesmo, pois isso significa crescer.
2) Se no dia de hoje o pedido que você pudesse fazer para Jesus fosse exclusivamente para você, o que pediria?
3) Você é seu melhor amigo?

18 de Janeiro de 2009 - O Poder das Palavras - Por um Ano de Luz



“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” Efésios 4: 29


As palavras possuem um poder tremendo. Elas tanto podem ser usadas para construir como para destruir; podem conter em si tanto a força que promove a vida como a que gera a morte e ainda distribuir bênçãos ou maldições. Podem atrair as forças do mal e afastar o bem, tanto quanto conter e destruir o mal. As palavras que são proferidas em uma casa tem o poder de inundá-la de forças do bem ou do mal. Palavras que ferem, humilham, acusam, provocam, enganam e causam desarmonia, lançam sobre quem as ouve uma nuvem escura e sujam o ambiente à sua volta. Palavrões e ofensas, podem machucar mais do que uma agressão física, e inúmeras vezes configuram como violência psicológica. Caso você seja obrigada a ter um convívio diário quer seja por motivos profissionais ou familiares, com alguém que utiliza de forma destrutiva as palavras, proteja-se através da oração e cultive o distanciamento emocional, utilizando o máximo possível uma linguagem formal.Por outro lado tenha cuidado com o que diz, e use sua voz para iluminar, distribuindo palavras de esperança, fé, gratidão, amor e promover a paz.

Reflexão dirigida:
1) Você costuma elogiar as pessoas que ama ou somente critica?
2) O que você tem plantado com suas palavras? Tem semeado flores ou espinhos? Lembre-se que tudo o que plantar, colherá.
3) Muitas vezes é mais sábio silenciar do que responder.