30 de maio de 2015

30 de Maio - Proteja-se da Inveja


“O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda” Provérbios 27:4

A serpente e o vaga-lume trabalhavam juntos e se viam todos os dias. A serpente tinha  inveja do vaga-lume e cobiçava tudo o que o inseto possuía, e ainda, sofria com sua alegria. Por isso, implicava com seu colega, inventava fofocas, intrigas e agia com falsidade. Um dia, a serpente tentou devorá-lo, mas não conseguiu. Após três dias de tentativas frustradas, a serpente perguntou ao vaga-lume: “Por que não consigo tirar-lhe a vida?” E o vaga-lume respondeu: “Porque Deus me guarda e me livra de todo mal. Por que alguém bonito e vistoso como você deseja me matar”?  A serpente então lhe respondeu: “Sua luz ofusca os meus olhos. Não aguento mais vê-lo brilhar”. Muitas vezes incomodamos as pessoas simplesmente por sermos como somos. Nos invejam e tentam roubar nossa alegria, boa disposição e paz. Precisamos nos proteger através da oração e termos prudência antes de confiarmos nas pessoas. Peçamos a Deus que nos mostre quem são nossos amigos(as) verdadeiros(as).
Reflexão Dirigida:
1) Não  falar  sobre os nossos planos para todo mundo é maturidade emocional.
2) A oração nos reveste de proteção contra a inveja.
3) Oração contra inveja

21 de maio de 2015

21 de Maio - Raiva


“Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades” Efésios 4:31

 “Um empresário sofreu um mal entendido com seu concorrente. Este lhe escreveu uma carta muito desaforada e humilhante. Ele, imediatamente respondeu nos mesmos termos, ofendendo profundamente seu antagonista, mas, antes de despachar a carta, fez uma oração e Deus respondeu, falando ao  seu coração: “ Aguarde uns dias antes de colocar a carta no correio”.  Assim fez o empresário. Meditou durante dois dias e toda a raiva que estava sentindo  deu lugar à ponderação. Finalmente seus pensamentos o impeliram a rasgar a carta e escrever outra. Nela procurou esclarecer o mal-entendido. Isso foi o suficiente para que o outro também se desculpasse, e nascesse, do episódio, uma boa e sólida amizade”. Agir ou falar por impulso ou no momento em que estamos inflamados, na maioria das vezes causará em nós, arrependimento, culpa e muitas vezes, mal estar.
Reflexão dirigida:
1) Esperar passar a raiva para agir ou falar é o caminho da assertividade.
2) Não precisamos reagir a tudo o que acontece, ou a tudo que nos falam.
3) Leia também: http://angelscrist.blogspot.com.br/2011/08/temperamento-explosivo.html

2 de maio de 2015

2 de Maio - Amor x Ciúmes



“Quem ama o outro, não faz mal a ele” Romanos 13:10

“Eu o amava e era correspondida. Levaram muitos anos até que eu fosse convencida que amar somente não bastava, não era o suficiente para se viver em paz e ser feliz. Todos os dias eu convivia com um ciúmes doentio. Eu era bombardeada o tempo inteiro: “Por que você penteou o cabelo diferente hoje? Por que você foi trabalhar com essa roupa? O tempo para você vir do seu trabalho até em casa é de trinta minutos, porque você demorou quarenta? Por que você está olhando para aquele lado? Por que não atendeu o telefone”? Por mais que eu pedisse para ele parar com isso e o alertasse que seu ciúmes poderia nos afastar definitivamente, de nada adiantou. E então, mesmo o amando, eu tive que fazer uma dura escolha: colocar um fim nesse relacionamento. Foi muito difícil para os dois. Foram muitas idas e vindas, até que finalmente ele aceitou o fim. Hoje entendo, que por mais  sofrida que tenha sido essa separação, não havia outra saída ”. CS
Reflexão dirigida:
1) O ciúmes excessivo envenena qualquer relacionamento.
2) Só Deus pode nos dar coragem para fazermos o que precisa ser feito
3) Leia também: http://angelscrist.blogspot.com.br/2014/04/ser-amada.html