10 de maio de 2013

9 de Maio - Violência no Namoro

Violência nos namoros entre Adolescentes

O que é isso?

Violência em namoros entre adolescentes é qualquer comportamento abusivo ou de controle em um relacionamento romântico. Cerca de um terço dos adolescentes experimentam alguma forma de abuso em seus namoros, tais como abuso verbal, emocional, físico e/ou sexual.  Além disso, as jovens entre 16-24 anos de idade, correm maior risco de sofrerem violência por parte dos seus parceiros do que em qualquer outra faixa etária. Estas estatísticas são especialmente alarmantes porque sabemos que violência no namoro não é tipicamente um incidente isolado, mas sim um padrão cíclico de abuso, o qual ocorre repetidas vezes, e que dificilmente é interrompido uma vez começado.


Os adolescentes ao iniciar a primeira relação romântica, geralmente, não entendem ainda com clareza o que se constitui em um relacionamento sadio.  As consequências da violência no namoro entre adolescente são muito prejudiciais, muitas vezes resultando em práticas de autodestruição tais como uso de drogas, desordens alimentares, práticas sexuais de risco, e até mesmo o suicídio. Tratar desses abusos, buscar ajuda, ou romper a relação de namoro, é extremamente importante. Muitas vítimas de abuso nos namoros, continuarão a ser abusadas em seus relacionamentos quando adultas.




Formas de Violência no Namoro

 Comportamento Controlador:
1- Não deixar o(a) namorado(a) ficar com seus amigos; vigiar computador
2- Falar como o(a) namorado(a) deve se vestir
3- Telefonar ou mandar mensagem de texto frequentemente para saber aonde o(a) namorado(a) está, com quem está e o que está fazendo
Abuso verbal ou emocional:
1- Xingamentos, humilhações
2- Ciúmes, proibição do uso das redes sociais
3- Ameaçar ferir o(a) namorado(a) ou alguém de sua família, se não fizer o que ele/a quer
Abuso físico:
1- Empurrão, apertar o braço ou pescoço
2- Soco, bofetada, puxar cabelo
3- Pontapé, beliscão, apertar e torcer a mão

Abuso sexual:
1- Beijos ou carícias não desejadas
2- Forçar sexualmente o(a) namorado(a)  a ir além do que ele/a quer
3- Não deixar a namorada usar anticoncepcional




Consequências da violência no namoro

  • Perda de apetite
  • Nódoas negras no corpo e/ou no rosto
  • Nervosismo
  • Tristeza
  • Ansiedade
  • Sentimentos de culpa
  • Baixa auto-estima
  • Depressão
  • Isolamento
  • Gravidez indesejada
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • Baixo rendimento escolar ou abandono escolar
  • Suicídio


A violência no namoro acontece quando um dos parceiros exerce poder e controle sobre o outro para conseguir o que pretende. A violência no namoro é identificada através de maus tratos físicos e psicológicos, abusos e violências sexuais, intimidações e humilhações. É causada normalmente por ciúmes possessivos, perturbações psicológicas, uso de álcool e drogas.




12 comentários:

  1. existe varias formas de evita isso e umas delas é a mulher se valorizando, e ela saber com quem se relaciona. minha irma, a primira vez que aconteceu isso com ela, ela nunca mais olho na cara dessa pessoa, e essa pessoa aida pede pra volta com ela, mas ela nao quer mais nem falar com essa pessoa..
    oitava série b, sala 06

    ResponderExcluir
  2. Olá Elias, que bom encontrá-lo aqui!
    Realmente a garota precisa se valorizar pois assim não aceitará nenhum tipo de maus tratos. Parabéns pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. olá isso já aconteceu com uma vizinha minha e se meu pai não tivesse ouvido o barulho e ido na casa da vizinha o namorado dela teria a matado mas agora ela nem quer mais saber dele só que ele fica pedindo para voltar com ela e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que seu pai ouviu o barulho e pode socorrê-la...

      Excluir
  4. Respostas
    1. Parabéns Gustavo! Por favor dê a dica de como fazer para os colegas, ok?

      Excluir
  5. 7 serie D
    Já vi muitos casos de violência em namoro.
    Pois uns desses casos tive que colocar meu cunhado para correr por ter ameaçado minha irmã.
    Pelas pessoas que tem no mundo tem gente que gosta de ser judiada,Exemplo:Minha ex vizinha apanhava feito mala veia no meio da rua,em casa ou em qualquer lugar onde ela estivesse com seu namorado,minha mãe tentou ajuda-la dando alguns conselhos de chamar a policia,acabar logo com o sofrimento dela,em fim,ela olhou para cara da minha mãe e disse:"Mas eu amo ele".
    Minha mãe logo se calou e foi em bora porque o amor não se discute.Mas eu nunca vi amor assim mas,tudo bem. Esse é uns dos casos de gente que gosta de ser judiada.
    Tem gente que o namorado(a) bate e a namorada(o) bate de volta.
    Agora tem aqueles que já é caso de Policia.
    Mas se eu um dia tiver um namorado ele mim violentar eu quebro ele no cabo de vassoura..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nara,parabéns pelo seu comentário pois ele nos leva a refletir. Essa questão de fato é delicada, pois existem pessoas que já sofreram muito e por conta disso relacionam amor com sofrimento. Um abç.

      Excluir
  6. e muito triste mas o pior e as pessoa ver e nao acredita mas quando acontese com a pessoa ela sofre em silencio .aluna da 7c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá aluna da 7C, justamente o que citou é um dos maiores desafios a ser vencido. Pois muitos adolescentes sofrem em silêncio sem que ninguém saiba o que está acontecendo e isso fecha as portas para qualquer ajuda chegar, não é mesmo? Parabéns pela observação.

      Excluir

Obrigado por postar um comentário! Esse blog ficará mais rico em informações após sua contribuição.