28 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Seu Tempo - 23 de abril


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3:1

Com freqüência ouvimos: “Eu não tenho tempo”. Contudo, uma grande parte das pessoas desperdiça uma enorme quantidade de tempo. Todos nós dispomos da mesma parcela de tempo. O que conta é o que fazemos com ele. Administrar nosso tempo é importante para que consigamos realizar aquilo que desejamos. Entretanto, isso exige de nós disciplina e atenção. Planejar nosso dia na noite anterior, e escrever o que pretendemos fazer, de forma que possamos checar a lista quando necessário, nos ajudará a organizar melhor nossas atividades. Comece bem o seu dia, agradecendo a Deus pela noite de descanso e por estar acordando com saúde e boa disposição. Apresente a Ele cada detalhe dos seus planos e peça a sua benção e proteção. Lembre-se que faz parte da vida, sermos surpreendidos por interrupções inadiáveis ou emergências, portanto, não se permita ficar ansioso por não ter conseguido fazer tudo o que planejou, pois poderá fazer no dia seguinte. Faça intervalos durante o dia, tanto para relaxar como para renovar suas forças. Uma breve oração seguida de uma pequena caminhada pelo ambiente, ou um alongamento, irá lhe dar uma nova disposição para continuar suas atividades. Procure administrar o seu tempo, de forma a conseguir investir em sua vida espiritual, porque isso ninguém pode lhe roubar, além de ser uma escolha inteligente e prudente que lhe auxilia a viver de forma equilibrada o seu dia a dia.

Reflexão Dirigida:

1) Você planeja de forma saudável o seu dia?
2) Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

3) Separe sempre um tempo do seu dia para aqueles que ama.

REDE DE LUZ 2009 - 22 de abril


“Orai sem cessar”. 1 Tessalonicenses 5:17

Contam que isso aconteceu em um mosteiro chinês há muito tempo atrás. Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou: - Mestre, por que devemos orar e ler a Bíblia? Se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? O mestre não respondeu imediatamente e ordenou ao discípulo: - Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui. O discípulo pegou o cesto sujo, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava nada. O mestre perguntou-lhe: - Então meu filho, o que você aprendeu? O discípulo respondeu: - Aprendi que cesto de junco não segura água. O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo. Quando o discípulo voltou, o mestre perguntou-lhe: Então, o que aprendeu? Que cesto furado não segura água – disse-lhe o discípulo. O mestre, ordenou-lhe que repetisse a tarefa. Depois da décima vez o discípulo estava exausto. Novamente o mestre lhe perguntou: - Então meu filho, o que você aprendeu? O discípulo, admirado respondeu: O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo. O mestre então concluiu: - Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia, o que importa na verdade, é que no processo da oração e da leitura a sua mente e a sua vida ficam limpas diante de Deus.



Reflexão dirigida:

1) A oração faz parte do seu dia a dia?

2) Você acha que alguma área da sua vida precisa de mais luz?

3) Leia a Bíblia na Linguagem de Hoje, você entenderá melhor.

24 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 21 de abril

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará”. Salmo 37:5
João era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior. Era um homem bastante inteligente, mas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa além do seu mundo material. Um certo dia estava fechando a farmácia, quando chegou uma criança aos prantos dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer. Muito nervoso e após insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia para pegar o remédio. Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando o remédio no escuro mesmo e entregando à criança que agradeceu e saiu dali às pressas. Minutos depois percebeu que havia entregado o remédio errado para a criança e que se sua mãe o tomasse seria morte instantânea. Desesperado tentou alcançar a criança, mas não teve êxito. Sem saber o que fazer e com a consciência pesada ajoelhou-se e começou a chorar e dizer que se realmente existisse um Deus, que não o deixasse passar por assassino. De repente, sentiu uma mão a tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar, deparou-se com a criança a dizer: “Senhor, por favor, não brigue comigo, mas é que cai e quebrei o vidro do remédio, dá pro senhor me dar outro?” Deus nos dá o livre arbítrio para escolher, se quremos ou não caminhar com Ele.



Reflexão dirigida:


1) Você crê em Deus? Confia Nele?

2) Quando caminhamos com Deus tudo se torna mais fácil.

3) A oração tem um poder maior do que podemos imaginar.

REDE DE LUZ 2009 - 20 de abril

“Bem aventurado aquele cuja esperança está posta no Senhor seu Deus”. Salmo 146:5

Que Deus não permita que eu perca a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida possui muitos momentos dolorosos. Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas. Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia. Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos.
Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos. Que eu não perca o romantismo, mesmo sabendo que as rosas não falam. Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.
Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão em meus olhos e escorrerão por minha alma. Que eu não perca a vontade de doar o enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado. Que eu não me esqueça nunca que Deus me ama infinitamente e que um pequeno grão de alegria e esperança é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor.



Reflexão dirigida:


1) Plante em seu caminho sementes de fé e de amor.

2) Distribua alegria e esperança por onde passar.

3) Seja como o sol, que ao chegar ilumina e aquece os corações.

REDE DE LUZ 2009 - Mãe Eu Te Amo - 19 de abril


“Honra o teu pai e tua mãe”. Êxodo 20:12

Esse é o relato de um homem, publicado em um Jornal Regional: “Minha mãe estava viúva há 19 anos e eu a visitava ocasionalmente. Por insistência de minha esposa, eu a convidei para jantar e ir ao cinema, teríamos um tempo só nós dois. Depois de alguns dias, quando fui buscá-la a encontrei me esperando na porta com seu casaco, havia feito um penteado e usava o vestido com que celebrou seu ultimo aniversário de bodas. Seu rosto sorria e irradiava luz. – “Eu disse a minhas amigas que ia sair com você, e ficaram muito impressionadas”. Comentou enquanto subia no carro – “Elas nem podem esperar para escutar a respeito de nosso passeio. Me aguardam amanhã”. Fomos a um restaurante não muito elegante, mas, sim, aconchegante, minha mãe se agarrou ao meu braço como se fosse a primeira dama. Durante o jantar tivemos uma agradável conversa, colocando em dia a vida um para o outro. Falamos tanto que perdemos o horário do cinema. “Sairei contigo outra vez, mas, só se você me deixar fazer o convite” – disse minha mãe quando a levei para casa. Concordei. Dias mais tarde minha mãe faleceu de um infarto fulminante, tudo foi tão rápido que não pude fazer nada. Depois de algum tempo recebi um envelope de uma de suas amigas com um bilhete que dizia: “Jamais poderás entender o que aquela noite significou para mim”. Nesse momento compreendi a importância de dizer “Te amo” e de dar aos nossos entes queridos o espaço que merecem em nossa vida, pois nada é mais importante do que Deus e nossa família. Dedique tempo aos seus familiares, porque eles não podem esperar”.

Reflexão Dirigida:

1) Deus nos chama a honrar pai e mãe.

2) Não economize a frase: Te amo.

3) Surpreenda seus pais. Faça tudo o que puder por eles enquanto há tempo.

23 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Endorfinas Alegria - 18 de abril

“Puseste alegria no meu coração”. Salmos 4:7
As endorfinas são substâncias naturais produzidas pelo organismo humano que, entre outras coisas, aliviam a dor como somente podem fazê-lo as drogas da família da morfina e, o que é mais importante, não têm os efeitos secundários da morfina. As endorfinas também estão estritamente ligadas aos mecanismos de defesa do nosso corpo, e a sensação de bem estar. A boa notícia é que podemos favorecer sua fabricação em nosso organismo. A alegria, a fé, a esperança, a oração, bons momentos vividos, a prática de um esporte ou de um hobby, enfim, tudo isso promove a produção de endorfinas. Procurar nos conhecer melhor, ter certeza daquilo que gostamos e saber o que nos gratifica e nos faz bem, irá contribuir para fazermos escolhas assertivas para o nosso bem estar. Ao cultivarmos a nossa fé em Deus, e o hábito da oração diária, iremos perceber que uma nova perspectiva de vida se abre diante de nós, onde a esperança no sustenta, a coragem nos impulsiona a seguir em frente e a alegria começa a invadir nosso ser a medida que investimos em nossa vida espiritual, pois passamos a ter a certeza de que aja o que houver jamais estaremos sozinhos ou esquecidos por Deus. E com certeza, com esse estado de espírito, tudo será mais favorável em nosso dia a dia, além de colaborarmos de forma ativa para a produção de endorfinas em nosso organismo.

Reflexão Dirigida:
1) Qual tem sido seu investimento em sua vida espiritual?

2) Você possui o hábito de orar diariamente?

3) O que você pode fazer para ter mais alegria no seu dia?












22 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Ladrões Emocionais - 17 de abril


“ Sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas”. Mateus 10:16
Pelo aumento crescente da violência nos dias atuais, vivemos em estado de atenção e alertas com relação a assalto, seqüestros, tiroteios, etc. Entretanto, é preciso também estarmos atentos aos roubos que ocorrem de maneira velada e sorrateira, sem que percebamos. Muitas pessoas, roubam a nossa paz interior, nossa alegria, entusiasmo, esperança, etc. Podem também, seqüestrar nossos sonhos e planos, os mantendo presos em suas mãos. Outras vezes, com palavras de crítica, acusação, menosprezo e desvalorização, nos acertam em cheio com artilharia pesada, disparando tiros emocionais, que nos ferem e nos colocam para baixo. Você já perdeu a sua alegria, simplesmente porque compartilhou algo significativo com alguém? Ou se angustiou ao ser envenenado por uma mentira, contra alguém que goste? Ou ainda, estava bem disposto e ao encontrar determinada pessoa, toda sua energia foi embora e a pessoa ficou ótima, enquanto você ficou arrasado? Então, você sabe o que é ser roubado emocional ou espiritualmente. Essa é uma pequena amostra dos estragos que ladrões emocionais e ladrões espirituais podem nos causar se permitirmos. A oração diária, buscando a proteção de Deus, bem como, falar menos da nossa vida e nossos planos; observar mais como nos sentimos com tal pessoa e em tal lugar, irá nos ajudar. Lembremos que a nossa confiança deve ser conquistada não por palavras, mas sim, por gestos e atitudes.
Reflexão Dirigida:
1) A prudência é um ingrediente da sabedoria.
2) Os limites existem para serem usados.
3) As aparências enganam. Busque Deus para ir além das aparências.

21 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Memorando de Deus - 16 de abril


“Porque és precioso aos meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti” Isaías 43:4


Memorando de Deus para você: “Você se lembra do nosso segredo? Não, você não pode lembrar. Deixa-me partilhar com você, mais uma vez, o segredo que eu te disse ao nascer e que esqueceu: “Você é o meu maior milagre. Você é o maior milagre do mundo”. Foram essas as primeiras palavras que ouviu. Você é o mais valioso tesouro na face da terra, pois você sabe quem te criou, e existe apenas um exemplar de ti. Uma obra de arte única. Nunca, em todos os bilhões de seres humanos que caminharam neste Planeta, desde o início dos tempos, houve alguém exatamente igual a você. Nunca, até o fim dos tempos, haverá outro tal como você é. Um tesouro sem preço, dotado de qualidades mentais, de fala e movimento, aparência e atos, como nenhum outro já existiu, existe ou existirá. Por que você se avaliou em tão pouco, quando você vale todo o tesouro de um rei? Por que ouviu aqueles que te diminuíram e, muito pior, porque acreditou neles? Não, não ouça aos que te desvalorizam. Escuta a mim. Não esconda mais a tua singularidade na escuridão. Traze-a à luz. Mostra ao mundo. Se esforce para não caminhar como teu irmão caminha; nem falar como teu líder fala, nem trabalhar como trabalha o outro. Jamais faças como outro. Não imites ninguém. Seja você mesmo. Mostra tua raridade ao mundo. Proclama a tua singularidade ao mundo, e ele te reconhecerá, pois...Você é o meu maior milagre... Você é o maior milagre do mundo”. (Memorando de Deus I – autor desconhecido).


Reflexão Dirigida:
1) Você é precioso para Deus.

2) Seja o seu melhor amigo.

3) Não permita que ninguém roube o seu valor pessoal.

REDE DE LUZ 2009 - 15 de abril



“Tirai-lhe pois o talento, e daí-o ao que tem os dez talentos.” Mateus 25:28

“A vida profisional continuava com muito sucesso material. Nesse tempo eu já era um bem-sucedido empresário da área de medicina privada, além de atuar na área comercial da Fundação Zerbini-Instituto do Coração, onde reestruturei o setor de convênios médicos. A preocupação com o lado comercial das empresas de que era sócio, me distanciava cada vez mais da minha verdadeira profissão: médico. Fui me afastando, afastando, até o momento em que parei de tratar de doentes, ficando apenas com a atividade comercial. Aparentemente tudo estava indo muito bem. Carros importados, viagens de primeira classe para onde quisesse, ou seja, tudo o que o dinheiro podia comprar. Mas, eu não era feliz e não conseguia saber por quê. Sentia uma dor interior muito grande, um vazio, um frio que me corroía as entranhas. Meu coração estava vazio, porque era Deus que me faltava e eu não sabia. Até que um dia, para não diminuir a empolgação da minha esposa, concordei em ir no domingo à Igreja com ela. Ao ouvir a leitura da “Parábola dos Talentos” no Evangelho de Mateus, levei um grande susto. Era como se estivesse acordando de um pesadelo. Pensei comigo: “O que estou fazendo da minha vida? Recebi um talento de Deus e o estou enterrando. Sempre fui bom médico, antes de me desviar da profissão. Já salvei muitas vidas. Meu Deus, eu enterrei o meu talento...” Após ouvir aquele evangelho, minha vida mudou, Deus começou a me levar de volta à minha verdadeira missão: ser médico”. (Dr. Roque Marcos Savioli - "Milagres que medicina não contou.")


Reflexão dirigida:

1) Você tem cumprido a sua missão na terra?

2) Se necessário, volte e comece tudo de novo.
3) Use os talentos que Deus lhe deu, não se desvie do seu verdadeiro caminho.

19 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 14 de abril

“Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus.” Salmo 46:10

Seja qual for a dificuldade que esteja enfrentando, procure se acalmar, para raciocinar com clareza, pois a aflição e o desespero, quando não nos paralisam, nos levam a agir de forma precipitada e impulsiva, muitas vezes agravando ainda mais a situação. Se começamos a gritar, falar palavrões e nos desequilibrar, só iremos dificultar ainda mais as coisas. Quanto mais grave a situação, mais precisamos silenciar, orar e nos acalmar para escutar a voz de Deus. Para que a orientação de Deus chegue até nós, e nos dê sabedoria para agir, é preciso que estejamos em condições de receber. Primeiramente precisamos pedir que Deus venha em nosso socorro, pois só Ele sabe exatamente, do que precisamos naquele momento. Em segundo lugar, parar por alguns minutos e respirar profundamente várias vezes soltando o ar pela boca, isso irá nos acalmar. Em terceiro lugar, repetir várias vezes: “Eu não vou me desesperar. Eu confio em Deus”. Você perceberá que, agindo assim, pouco a pouco, irá se acalmando e uma força que existe dentro de você, irá emergir. Então, aquele gigante que estava lhe assustando, se tornará uma miniatura diante do Poder de Deus. Aquietemo-nos e entreguemos tudo a Deus, tanto a situação que estamos enfrentando, como nossos sentimentos, e experimentaremos o tremendo poder que vem do socorro de Deus.


Reflexão dirigida:

1) Tudo passa. Isso também passará.
2) As dificuldades vencidas lhe fortalecem.

3) A oração traz serenidade ao coração.

16 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 13 de abril


“ Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Salmo 46:1

Eu estava indo buscar meu filho na Escola, quando me deparei com um homem caído no chão. Ele nem de longe parecia um mendigo ou andarilho, pois estava limpo e bem arrumado. O segurança me disse que o homem estava bêbado e tentando o suicídio, pois havia se atirado na frente de um caminhão que descia a rua. Toquei no braço dele, chamando para que saísse do chão, e com esforço conseguiu sentar e se encostar no muro. Comecei então a conversar com ele, que chorava e dizia que iria se matar. Então lhe perguntei porque queria se matar. Ele disse que queria encontrar o pai que havia morrido, logo após a morte da sua mãe e que ele não aguentava mais viver sozinho. Eu lhe perguntei: - Quem lhe disse que é você que decide o dia da sua morte? E que morrendo você irá encontrar seu pai? Ele me olhou e disse: - oh! Inferno...deixa eu, sua diaba! Então lhe perguntei: - Seu pai gostaria de lhe ver bêbado caído na rua? Ele repetiu: Oh! Inferno...deixa eu, sua diaba! Eu falei em tom grave: - eu vou buscar um café e você vai tomar. Pedi na Escola o café, e após tomar, aos poucos ele foi melhorando. Deus me usou de maneira enérgica para falar a respeito da honra que ele deveria dar ao sobrenome dos pais que tanto amava. Disse-lhe também, que Deus o amava e que a sua vida era preciosa e pertencia a Deus, pois foi Ele que lhe dara. Horas depois, ao nos despedirmos, ele já sóbrio reconheceu o amor e cuidado de Deus para com ele, ao me dizer: - Você foi um anjo que Deus colocou em meu caminho. Fui embora impactada pela intervenção de Deus sobre aquela vida, na hora exata, no momento certo, pois é assim que Deus age.

Reflexão dirigida:
1) Sempre que póssível estenda a mão aos que sofrem.
2) Deus manifesta o seu amor aos homens através dos próprios homens.

3) Precisamos estar sempre preparados pois não sabemos quando Deus nos chamará a servir.

15 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 12 de abril



“ Eu sou a videira, vós, os ramos.” João 15:5

Você talvez nunca tenha caminhado em meio a uma vinha, nem visto uvas pendendo nos galhos. Num vinhedo, a videira é o ramo principal ou tronco que cresce do chão. Não é a videira que produz os frutos, e sim, os ramos. O agricultor, neste caso, também conhecido como viticultor é quem trata de cada ramo de modo a produzir o máximo possível de uvas. Numa vinha diversos ramos crescem a partir de cada videira. São amarrados em estacas ou arames para suporte e cuidado. Cada novo ramo, cada folha nova ou gavinha que sai é tratada com carinho e cuidado tendo em vista a colheita, pois o viticultor tem em mente os frutos. Nós enquanto cristãos somos os ramos presos a videira que é Jesus. Como um viticultor que tem um alvo em mente, Deus tem trabalhado com cuidado e amor, em nossas vidas, para que possamos dar frutos em abundância. Mas o que é um fruto? Um fruto para Deus é uma boa obra, algo que você faça para ajudar alguém, que manifeste o amor de Deus. Isso não exige de nós um palco, um talento extraordinário, ou uma oportunidade única, muito pelo contrário, as oportunidades surgem a todo momento em nosso dia a dia. Para tanto é preciso que tenhamos um coração aberto, para que na hora que a oportunidade surgir, não a deixemos passar, e façamos o nosso melhor, manifestando o amor de Deus, através de uma boa obra a favor de alguém.

Reflexão dirigida:

1) Que frutos você tem produzido a cada dia?

2) Pergunte-se no final da cada dia: fiz o meu melhor?

3) Fomos criados com o propósito de manifestar o amor de Deus na terra.

14 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 11 de abril


“ Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou.” Lucas 24:5

As mulheres que acompanhavam Jesus desde a Galiléia, viram seu corpo ser colocado dentro do sepulcro, bem como a pedra que o fechava. Prepararam então especiarias e unguetos para ungirem o corpo de Jesus no domingo, pois no sábado obedeciam ao mandamento de repousar. Ao nascer do sol, chegaram ao túmulo e perceberam que a pedra que fechava o sepulcro havia sido removida. Assustadas, olharam e não viram o corpo de Jesus. Perplexas, viram dois homens se aproximarem delas, com vestes resplandecentes, dizendo que Jesus havia ressuscitado. Correram para dar a notícia a todos, que rapidamente foram constatar o ocorrido. A primeira pessoa a que Jesus apareceu foi Maria Madalena, e depois aos discípulos e aos demais. Os sacerdotes quando souberam dos acontecimentos rapidamente, reuniram-se com os anciãos e deram muito dinheiro aos soldados para que dissessem que, os guardas que guardavam o sepulcro adormeceram e o corpo de Jesus fora furtado. E foi divulgado isso entre os judeus, até ao dia de hoje. (Mateus 28:15). Graças a Deus, para nós cristãos, a morte não é o fim, pois cremos na ressurreição. Que Jesus ressuscite hoje em nós, velhos sonhos e sentimentos esquecidos em nosso interior, e nos dê a coragem de promover as mudanças que precisamos em nossas vidas para vivermos com mais alegria e com novo ânimo.


Reflexão dirigida:

1) Que área da sua vida precisa ter um novo impulso?

2) Alegre-se pelo privilégio de possuir uma fé cristã.

3) Às vezes pensamos que tudo acabou e então percebemos que na verdade tudo vai começar.

REDE DE LUZ 2009 - Maria Mãe de Jesus - 10 de abril


“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.” João 19:25
Imagine uma moça bem jovem que espera ansiosamente para casar-se em breve. De repente, fica sabendo que está prestes a engravidar, mas não é do seu noivo ou de qualquer outro homem o bebê que irá ter. Maria, entretanto, não apenas acreditou nas palavras do Anjo, mas se alegrou, mesmo sabendo que uma gravidez fora do casamento provavelmente lhe traria graves conseqüências. O ato de submissão de Maria à vontade de Deus foi um ato de fé, e não uma resposta ponderada a um plano traçado no céu, que definia e lhe informava sobre eventos e conseqüências futuras. Percebemos sua confiança e fé, quando ela pediu a Jesus para realizar o primeiro milagre, mudando a água em vinho. Admiramos sua fidelidade combinada com a imensa dor, que somente uma mãe pode sentir, quando ela estava ao pé da cruz acompanhando a agonia e morte do filho amado. E por fim, podemos ver sua fé, seu amor, sua fidelidade, ao se encontrar com os apóstolos e outras pessoas para orar regularmente após a ascensão de Jesus. Maria nos ensina como perseverar até o fim; como ser fiel ao propósito de Deus, mesmo em meio ao sofrimento. Seu exemplo nos convida a confiar em Deus, mesmo quando as coisas aos olhos humanos não façam sentido, sejam incompreensíveis ou até pareçam injustas, pois todos os acontecimentos têm um propósito maior para os planos de Deus.

Reflexão Dirigida:

1) Como está o seu relacionamento com Deus?

2) Você acredita que Deus é fiel?

3) Em meio ao sofrimento como fica sua fé?

REDE DE LUZ 2009 - Jesus - 9 de abril



“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.” Mateus 27:50

Quando Jesus foi condenado à morte, o mal se alegrou, acreditando que finalmente se livraria daquele homem, que ameaçava frustrar seus planos; que dava ao povo ferramentas para se libertar da escravidão espiritual em que viviam e ensinava uma nova forma de vida, baseada no amor. O mal deu brados de vitória, quando Jesus morreu, imaginando que com ele morreria a semente do bem e do amor que fora lançada em tantos corações, negando o fato de que Deus é soberano e que o Plano da Salvação da Humanidade continuaria a avançar, como continua avançando até hoje. Os torturadores de Jesus e muitos outros homens ao verem que o sol escureceu e um terremoto se abateu sobre a terra quando Jesus morreu, com grande temor reconheceram que Jesus era verdadeiramente Filho de Deus. Qual não foi a surpresa do mal ao ver que Jesus venceu a morte, ressuscitou e foi visto por muitos, e que continua vivo, amando, socorrendo e libertando das garras do mal tantas vidas? Portanto, tenhamos fé e esperança, pois algumas situações em nossas vidas que podem parecer perdidas, ainda não receberam a última palavra de Deus. Confie!

Reflexão Dirigida:

1) Jesus Cristo deu a própria vida por amor a você.

2) Deus está no comando de todas as coisas.

3) Ore a Jesus pedindo a Ele que frustre os planos do mal sobre sua vida e da sua família.

REDE DE LUZ 2009 - Repreender o Devorador - 8 de abril


“Por vossa causa repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos de vossa terra.” Malaquias 3:11

Um agricultor havia feito uma grande plantação de algodão, que com as fortes chuvas que caíam na região, prenunciava uma farta colheita. De repente, aconteceu o imprevisto, exatamente aquilo que os agricultores temiam. Uma praga de lagartas começou a devorar os algodoais da região. O agricultor temeu pela subsistência da sua família. Teve a impressão de que todas as esperanças daquele ano de trabalho iriam desmoronar. Não havia nada que ele pudesse fazer para deter a praga devoradora. Então, lembrou-se da promessa de Deus contida no livro de Malaquias no Antigo Testamento, onde Deus promete proteger da destruição as plantações dos fiéis. Recordou também que a cada colheita que fazia separava em primeiro lugar a parte que daria para a obra de Deus, como agradecimento. Então, tomou a Bíblia foi até o algodoal e leu o Salmo 91. Depois se ajoelhou no meio da plantação e orou, pedindo a Deus o cumprimento da promessa, e Deus atendeu o seu pedido. Todas as plantações da região foram devoradas, menos a dele. Que esse exemplo de fé nos ajude a aceitar a nossa impotência diante de algumas situações de nossas vidas. Façamos a nossa parte, contribuindo com a obra de Deus na terra e tenhamos a humildade, para pedir que a intervenção divina venha em nosso socorro.
Reflexão dirigida:
1) Você costuma pedir socorro a Deus?
2) O sobrenatural de Deus se manifesta aos que tem fé.
3) Entregue a Deus todas as situações difíceis da sua vida.

7 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 7 de abril



“Então Atalia rasgou as suas vestes, e clamou: Traição! Traição!” 2 Reis 11:14

A traição possui uma capacidade especial de produzir um profundo ferimento em nosso ser, e nos desestabilizar de uma forma tremenda. Após sermos traídos, passamos a viver durante um período, numa gangorra emocional que ao nos levar para baixo, desejamos desistir de tudo e achamos que nada mais vale a pena, e quando nos leva para cima vem um desejo imenso de vingança, e ficamos tramando o que poderíamos fazer para que a pessoa que nos traiu sinta uma dor tão grande ou maior ainda do que a nossa. Normalmente somos pegos de surpresa pela traição, o que nos deixa estarrecidos, chocados e muitas vezes paralisados, pois ao descobrirmos que a pessoa que nos traiu mentia, nos enganava e era desleal conosco, pouco se importando com a confiança que depositamos nela, sentimos um profundo sentimento de desvalorização pessoal, que afeta nossa auto-imagem e causa em nosso interior um ferimento emocional profundo, e precisaremos muito da ajuda de Deus para recebermos também uma cura interior profunda. Nenhuma vingança é mais poderosa do que escolher ser feliz. É provar que apesar de tudo não fomos destruídos como imaginavam que seríamos, que apesar de havermos sido profundamente feridos, temos Deus e pelo seu amor, conseguimos permanecer vivos e voltar a sonhar em construir uma vida de sucesso.



Reflexão dirigida:

1) Expulse da sua vida através da oração, o espírito da traição.

2) Deus e ajuda profissional ajudarão a curar a dor da traição.

3) Não permita que o mal lhe prejudique ainda mais. Não se feche para a vida e para novos relacionamentos.

REDE DE LUZ 2009 - Oração de Cura Interior - 6 de abril




“O Senhor cura os que tem o coração partido e trata das suas feridas.” Salmo 147:3

Algumas emoções recebemos de nossas mães ainda quando estávamos no útero, em nossa fase gestacional. Então, experimentamos as intensas emoções que compõem o chamado “trauma de nascimento” (Blog mensagem dia 28/2). Depois enfrentamos o período escolar que é outro momento traumático, pois aparentemente somos tirados da segurança de nossos familiares, o que pode ter gerado em nós muita dor emocional. Peçamos a Deus, através dessa oração de cura interior, a remoção de toda a dor gerada nessa experiência. “ Senhor Jesus, pega na minha mão e volta no tempo comigo, indo até a escola. Cura Senhor dessa experiência toda dor, ansiedade, tristeza e medo. O complexo de inferioridade e a rejeição que senti quando fui tratado asperamente e injustamente por um professor. Curai-me Jesus de toda a timidez, e das vezes em que senti embaraço e fracasso na escola. O Senhor estava lá, enchei-me da vossa presença e do vosso amor, quando fui magoado pelos colegas através de apelidos que me puseram, quando me humilharam, brigaram comigo ou me ridicularizaram. Curai Jesus, os medos que começaram durante esses primeiros anos de escola: de falar em público, de cair no ridículo, medo de rirem de mim e de fracassar. Obrigado Jesus, pois sei que estais me curando agora desses medos e dessas mágoas. Muito Obrigado Senhor Jesus.”


Reflexão dirigida:

1) Todos temos feridas emocionais para serem curadas.

2) Deus quer lhe curar do que lhe impede de viver plenamente.
3) Peça a Jesus para voltar com você em outros momentos de sua vida que precisam ser curados.

6 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Revelação da Luz - 5 de abril


“O povo que jazia em trevas viu grande luz.” Mateus 4:16

“Viajando algumas vezes à noite na lancha médico-missionária ”Pioneira” pelo rio Araguaia, pude aprender que, quanto mais escura for a noite, melhor é para o piloto. Devido à claridade tênue e difusa dos astros, ele pode divisar com mais nitidez as silhuetas das copas das árvores, dos morros e de outros acidentes geográficos das margens do rio, que servem como pontos de referência para uma navegação noturna mais segura. Dentro da cabine de comando não deve ter nenhuma luz acesa. É preciso apagar todas as luzes para se poder divisar além e avançar com segurança.” (Água da Fonte, Wilson Sarli). Às vezes, Deus precisa revelar-se para você e para mim nos dias mais escuros e tristes da nossa vida. Ele tem que apagar algumas luzes que brilham sobre nós e que nos impedem de ter uma visão mais nítida Dele e do seu amor. São as luzes da nossa auto-suficiência, da vaidade, do orgulho, do egoísmo, da crítica, da presunção de sermos os donos da verdade, enfim, de tantos enganos que cometemos. Muitas vezes, só quando Deus apaga todas essas luzes ofuscantes é que, do meio das trevas que nos envolvem, vemos a “grande luz” que emana de Jesus Cristo, e percebemos a grandiosidade do seu amor por nós.

Reflexão Dirigida:

1) Se a escuridão está intensa é porque uma luz irá brilhar.

2) Deixe que Jesus seja um farol em sua vida que indica a direção.

3) Não desanime, siga em frente pois a luz já vem raiando.

5 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 4 de abril



“Não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor..” 1 Coríntios 10:10

Se você acordou hoje com mais saúde do que doença, conte uma benção, pois você tem mais sorte que milhões de pessoas que não chegarão a ver a próxima semana. Se você nunca passou pelos perigos de uma guerra, pela solidão da prisão, pela agonia da tortura, pelo desespero da fome, conte muitas bênçãos, pois você é mais feliz que milhões de habitantes deste mundo. Se você puder ir para a Igreja sem ter medo de ser ameaçado, preso, torturado ou morto, conte mais uma benção, pois você tem mais sorte que bilhões de pessoas no mundo. Se você tem comida na geladeira, tem roupas, tem um teto sobre a cabeça, e um lugar para dormir, conte muitas bênçãos, pois você é mais rico que 75% dos habitantes deste planeta. Se você tem algum dinheiro no banco ou na carteira, e uns trocados no bolso, você se encontra entre os 8% das pessoas mais bem sucedidas do mundo, conte mais bençãos. Se os seus pais ainda estão vivos e casados, você é uma pessoa verdadeiramente rara, conte mais uma benção. Se você pode ler essa mensagem, conte uma dupla benção, pois, alguém se importa com você e fez com que ela chegasse até seu computador e porque você não se encontra entre os dois bilhões de pessoas que não aprenderam a ler. Conte suas bênçãos e perceberá o quanto é feliz.


Reflexão dirigida:

1) Não reclame. Conte as suas bênçãos.

2) A reclamação além de lhe enfraquecer atrai coisas negativas.

3) Agradeça à Deus por tudo o que é, que faz e que tem.

REDE DE LUZ 2009 - 3 de abril

“Bem sei, meu Deus, que Tu provas os corações e que da sinceridade Te agradas.” 1 Crônicas 29:17

A sinceridade é um dos aspectos da vida de uma pessoa que mais coloca em evidência seu caráter. No latim, “sincero” significa sem cera, isto é, sem a cera usada para disfarçar os defeitos das esculturas e dos móveis de madeira. Os carpinteiros e os escultores enchiam as trincas com cera misturada ao pó da própria madeira, alisava, lixavam, envernizavam e tudo parecia perfeito. Porém, com o passar do tempo, sob a ação do calor; do frio e da umidade e também pelo uso, a cera ia se desfazendo e as trincas iam aparecendo. Sinceridade, significa “sem cera”, sem máscaras. É ser o que realmente é e não o que aparenta ser; é ter a coragem de ser o que se é de verdade e não o que os outros querem que sejamos. Além de sermos sinceros em nossos relacionamentos, sejamos também transparentes em nossa relação com Deus, dizendo-lhe como estamos de fato nos sentindo; confessando quando estamos aborrecidos com os acontecimentos ou desapontados com alguma situação, pois Ele se agrada dos sinceros. Peçamos também a Deus que nos capacite a indentificar a falta de sinceridade nas pessoas à nossa volta para que não nos tornemos “presas” das ciladas do maligno. Não nos esqueçamos que, mais dia ou menos dia, a cera se esfarinha e a rachadura aparece.


Reflexão dirigida:

1) Você cultiva a sinceridade em seus relacionamentos?

2) A sinceridade está presente no seu relacionamento com Deus?
3) Você está sendo de fato quem você é?

REDE DE LUZ 2009 - 2 de abril


“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16

Um missionário dos EUA, servia em um hospital na África. A cada duas semanas ia de bicicleta, por dentre a selva, até uma cidade próxima, para comprar provisões. Essa viagem demorava dois dias e era necessário acampar à noite, na metade do caminho. Certa vez ao chegar à cidade, presenciou uma briga, onde um homem havia sido seriamente ferido. Após auxiliar o homem e fazer o que precisava, retornou sem nenhum outro incidente. Duas semanas depois ele voltou à cidade e encontrou o homem que havia auxiliado, que lhe disse: “Alguns amigos e eu, te seguimos até a selva, pois sabíamos que ia acampar à noite. Nós planejamos matar-te e tomar teu dinheiro e provisões. Só que justamente quando íamos atacar teu acampamento, vimos que estavas protegido por 26 guardas armados.” O missionário disse-lhe que estava sozinho no acampamento. O Homem lhe respondeu: “Não, não estavas só, pois vimos os guardas e contamos quantos eram e por causa deles, nos assustamos e fomos embora.” O missionário então voltou para os EUA e estava contando isso em sua Igreja, quando um homem se levantou e lhe disse: “Na noite do teu incidente na África aqui era manhã e eu estava indo jogar golfe, quando senti a urgência de orar por você. A urgência do Senhor era tão forte que chamei vários homens da Igreja para orarem comigo.” Então ele pediu que todos que oraram aquele dia, ficassem de pé. O missionário ficou surpreso quando ao contar percebeu que no total eram 26 homens.


Reflexão dirigida:

1) O Espírito do Senhor se move de maneira misteriosa.

2) Incontáveis são os livramentos que Deus nos dá todos os dias.

3) Quando sentir que Deus está lhe chamando a orar, atenda imediatamente, pois poderá ser uma situação de emergência.

3 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - Nossos Dons - 31 de março



“Não desprezes o dom que há em ti.” 1 Timóteo 4:14
Quando nascemos trazemos conosco um tesouro pessoal e intransferível, formado pelos dons que nos foram dados por Deus como presentes para nos auxiliar em nossa jornada na terra. Em nossa infância, alguns desses dons começam a se manifestar e percebemos que algumas coisas temos facilidade de fazer, e de fazer bem feito, sem muito esforço, de forma natural. Existem dons profissionais, artísticos, espirituais, pessoais; dons adormecidos dentro do ser humano; dons prontos para se manifestar em muitas vidas; dons soterrados e sufocados pela censura e crítica do outro; dons desconhecidos esperando serem descobertos, enfim, dons que estão fazendo falta no mundo. Aquele pintor que embeleza os ambientes; o palestrante que motiva e transforma vidas; o líder religioso que liberta pessoas; o profissional que manifesta o dom de cuidar; o compositor que enaltece o amor; o escritor que alimenta corações com suas palavras; a mãe dedicada manifestando o dom da maternidade; o amigo que sabe ouvir, e assim infinitamente, todos podemos enriquecer o mundo à medida que utilizamos nossos dons. E você, tem utilizado os dons que Deus lhe deu?

Reflexão Dirigida:

1) Quais são seus dons? O que você faz com facilidade?

2) Vote na enquete do Blog sobre dons e reflita a respeito.

3) Viver plenamente é ser tudo o que você foi destinado a ser.

2 de abril de 2009

REDE DE LUZ 2009 - 30 de março

“Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas novas.” Lucas 1:19

Em toda a Bíblia somente dois anjos são mencionados pelo nome: Miguel e Gabriel. Nas quatro vezes em que o Anjo Gabriel é mencionado na Bíblia pelo nome, sua mensagem sempre esteve relacionada com a proclamação de algo novo, de esperança, de maravilhoso e transcendental, o que nos leva a denominá-lo como o anjo das boas notícias. As duas primeiras aparições de Gabriel foi ao profeta Daniel estando registradas no Antigo Testamento. A sua terceira manifestação foi ao sacerdote Zacarias para anunciar-lhe que em breve seria pai de um menino que viria a ser João Batista. E a quarta e última vez que Gabriel se revelou pelo nome foi para anunciar a Maria e ao mundo, o nascimento de Jesus. Essa é apenas uma parte do que sabemos sobre o grande Anjo Gabriel. No dia de hoje em especial, através dessas palavras o Anjo Gabriel está se manifestando na sua vida, e lhe trazendo uma nova mensagem de Deus, para que você persista mais um tanto, persevere e prepare-se para receber, pois aquilo que tanto anseia pode estar mais próximo do que imagina. Mesmo que esteja em meio a uma forte tempestade, segure na mão de Deus e com coragem vá em frente, pois a tempestade vai passar, e a qualquer momento o céu vai tornar a ficar azul e o sol voltará a brilhar sobre sua vida.

Reflexão dirigida:

1) Você tem alimentado a esperança em dias melhores?

2) Siga o exemplo de Maria e abra o coração para receber as boas novas que o Anjo Gabriel lhe traz hoje.

3) Que essa mensagem seja como sinal de Deus a lhe dizer que boas surpresas estão vindo em sua direção. Tome posse!